metropoles.com

Fim do calorão? Frente fria provoca chuva e baixa temperatura no país

Apesar de o calorão dar uma amenizada em grande parte das cidades do país, as temperaturas vão voltar a subir já no meio da semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Pingos de chuva em janela de carro calorão
1 de 1 Pingos de chuva em janela de carro calorão - Foto: Reprodução

Depois de uma onda intensa de calorão, com direito a temperaturas recordes em diversos estados, a previsão do tempo indica queda nos termômetros, nesta segunda-feira (20/11), além de presença de chuvas nos próximos dias devido à passagem de uma frente fria.

Apesar de o calor dar uma amenizada em grande parte das cidades do país, as temperaturas vão voltar a subir já no meio da semana (confira a previsão abaixo).

A previsão para esta segunda, Dia da Consciência Negra, é de chuvas intensas em alguns estados do Norte e de tempestades nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Imagem colorida de previsão do tempo no Brasil (20/11) - Metrópoles
Mapa com a previsão do tempo desta segunda-feira (20/11)

Fim do calorão e risco de chuvas intensas

O Inmet classificou algumas partes dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com o grau de “perigo”. O nível de alerta prevê chuvas entre 30 e 60 mm, ventos intensos (60 a 100 km/h) e até queda de granizo.

De acordo com o Climatempo, o país ainda vai enfrentar uma característica de “primavera-verão” em diversas regiões. Em Minas Gerais, o risco de temporal é alto devido ao ar abafado e à entrada de umidade, provocados pela frente fria.

Confira a previsão nas capitais:

Já a Região Sul deve receber uma massa de ar seco, que deve estabilizar o tempo após dias de chuvas, enchentes e estragos nos estados. Mas continua com previsão de mais chuva e ventania.

No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a mudança do tempo vai começar a partir desta terça (21/11). Tais condições climáticas vão se agravar mais nos municípios afetados pelas chuvas da última semana.

Ainda segundo o Climatempo, de terça a quinta (23/11), o indicativo é de que, nos próximos dias, o acumulativo de chuva pode passar dos 100 mm em diversas cidades gaúchas. Em solo catarinense, a previsão gira em torno de 80 a 120 mm, com regiões que podem ficar próximas a 150 mm. Já no Paraná, a máxima é próxima de 100mm.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?