metropoles.com

Filha sobre boa reação de Iris Rezende a cirurgia: “Melhor notícia!”

Ex-governador de Goiás, Iris Rezende passou mal e foi internado à pressas na sexta (6/8). Ele sofreu AVC hemorrágico e teve que ser operado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Goiânia
Iris Rezende (MDB), político, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia
1 de 1 Iris Rezende (MDB), político, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia - Foto: Prefeitura de Goiânia

Goiânia – A família do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado (MDB), de 87 anos, comemorou, na manhã deste sábado (7/8) o que consideram uma boa reação dele à cirurgia feita na tarde da última sexta (6/8) para drenar um sangramento no crânio. O político sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) e teve que ser operado às pressas na capital goiana.

“O médico fez testes com ele. [Meu pai] mexeu pés e mãos. Ele apertou a mão do médico. É um excelente sinal de que pode não ter sequela nenhuma. Foi a melhor notícia que recebi hoje!”, disse a filha de Iris, a médica Adriana Rezende, após sair da visita ao pai na unidade de terapia intensiva (UTI) do Instituto de Neurologia de Goiânia.

De acordo com boletim divulgado neste sábado, o estado de saúde dele continua “crítico, após procedimento para retirada de hematoma intracerebral”, informa. A nota esclarece ainda que o político segue em coma induzido e sob ventilação mecânica (intubado).

“Realizou controle tomográfico pela manhã. Funções de outros órgãos normais. Sem outras complicações. Sem previsão de alta”, arremata o boletim assinado pelos médicos Valter da Costa, Sebastião Eurico Melo Souza, Joaquim da Costa, César Leite Sant’anna, Marco Aurélio F. Borges e Adriana Cavalcante.

9 imagens
Iris Rezende quando era prefeito de Goiânia, último cargo público ocupado por ele
O político ocupou vários cargos ao longo de sua trajetória
Iris passou mal em casa e foi internado em Goiânia em 6 de agosto
Uma das filhas de Iris Rezende, na porta do hospital em Goiânia
Caiado, que é médico, acompanhou pessoalmente parte do procedimento cirúrgico
1 de 9

Iris Rezende (MDB), ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia

Divulgação/Prefeitura de Goiânia
2 de 9

Iris Rezende quando era prefeito de Goiânia, último cargo público ocupado por ele

Reprodução/Prefeitura de Goiânia
3 de 9

O político ocupou vários cargos ao longo de sua trajetória

Prefeitura de Goiânia
4 de 9

Iris passou mal em casa e foi internado em Goiânia em 6 de agosto

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 9

Uma das filhas de Iris Rezende, na porta do hospital em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 9

Caiado, que é médico, acompanhou pessoalmente parte do procedimento cirúrgico

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 9

Governador Ronaldo Caiado foi ao hospital onde ex-governador está internado

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 9

Ana Vitória Caiado, filha do governador de Goiás conversa com filha e neta de Iris Rezende

Vinícius Schmidt/Metrópoles
9 de 9

Familiares e assessores de Iris Rezende aguardam notícias na porta do hospital em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Crítico

Apesar da avaliação indicar uma situação delicada, Adriana Rezende explica que essa posição é normal para o momento e relacionada com um paciente que passou por um procedimento cirúrgico como o enfrentado pelo pai. “Todo paciente em UTI está em estado crítico. Ele fez procedimento invasivo, no cérebro, por isso está crítico”, explicou a médica.

De acordo com ela, Iris segue intubado pela necessidade de que se mantenha o cérebro em repouso na fase atual, que é de recuperação após a cirurgia. “A notícia boa é que muitas vezes ocorre um novo sangramento após um procedimento como esse, pois ele [Iris] usa anticoagulante. Isso não ocorreu. Ele está evoluindo bem”, acrescentou Adriana Rezende.

A filha do ex-governador disse que a equipe médica informou a ela que a carga de drogas está sendo diminuída para testar a reação de Iris e possibilitar que ele vá recuperando a consciência. “Até o fim da tarde, eles vão repetir a tomografia”, explicou. De acordo com ela, a depender da reação do pai, ele pode ser extubado ainda hoje.

Adriana Rezende destacou que a família está confiante, cheia de fé e agradecida: “à equipe médica, a Deus e às pessoas pelo carinho”, disse.

Passou mal

A filha do político disse que ele iniciou a rotina normalmente na sexta-feira. Foi para o escritório acompanhado por uma das filhas, Ana Paula. No entanto, ele começou a apresentar letargia e a reclamar de dor de cabeça. “Achamos estranho, pois ele não sente dor de cabeça”.

Iris Rezende foi levado pelas filhas para o hospital para uma avaliação. Dentro do carro, ele começou a vomitar. Chegou na unidade de saúde consciente, mas teria sofrido uma convulsão ao dar entrada. Ele foi atendido rapidamente e a equipe médica decidiu pela cirurgia para retirada do sangramento ainda na tarde de sexta.

De acordo com Adriana Rezende, o fato do pai ser saudável e fazer atividades físicas constantemente são favoráveis a ele. “Ele é muito saudável, tem o coração bom, o pulmão bom. A saúde de base ajuda muito nas intercorrências. Trata-se de uma pessoa que se alimenta bem e é disciplinada”, acrescentou.

De toda maneira, ela disse que só poderá ser indicado sobre sequelas posteriormente. “O cérebro ainda tem que que desinchar. Mas as perspectivas são boas pela região onde foi o coágulo”, concluiu.

Carreira

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, ele atuou na vida pública.

De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.

Iris foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, na última eleição, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?