Filha diz que Olavo de Carvalho furou fila do SUS na internação em SP
Em rede social, Heloísa de Carvalho comentou que o pai “está pagando pelo que fala” ao ser tratado por médicos que já ofendeu
atualizado
Compartilhar notícia
Heloísa de Carvalho, filha do escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho, acusou o pai de furar a fila do SUS para se internar no Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Olavo, que tem 74 anos, está internado no hospital desde a última quinta-feira (8/7). Conforme revelou o colunista Igor Gadelha, ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos e logo depois foi levado ao InCor.
No Twitter, Heloísa escreveu: “nós usuários do SUS que esperamos meses por uma consulta ou cirurgia devíamos fazer um protesto sobre essa história do Olavo furar a fila da central de vagas do SUS”. Ela chegou a marcar o governador de São Paulo, João Dória, em uma das postagens.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, médicos de hospitais públicos da capital paulista manifestaram indignação, em grupos de Whatsapp, diante da internação de Olavo no InCor. De acordo com as conversas entre os profissionais de saúde, o escritor teria dado entrada na instituição pelo SUS, sem passar pela central de regulação de leitos (Crosp) do Governo do Estado de São Paulo.
O InCor informou à Folha que não poderia confirmar se Olavo está internado ou não pelo SUS: “Com base na LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados] não nos é permitido divulgar informações do paciente que não estejam autorizadas como, por exemplo, a forma de financiamento do tratamento. Para detalhes sobre esse assunto, é necessário consultar diretamente ele ou seus familiares”, disse a assessoria.
Em conversa com o Metrópoles após a publicação das críticas ao pai nesta manhã, Heloísa comentou a notícia sobre o mal estar súbito durante o voo que o trouxe dos Estados Unidos para São Paulo. “Se ele passou mal dentro do avião e pousou em Guarulhos, deveria ter ido a um hospital perto do aeroporto. Por que não levaram para lá? Porque essa vaga dele no Incor já estava ajeitada”, criticou Heloísa.
Doença na bexiga
Olavo veio ao Brasil depois de anos nos Estados Unidos para tratar de uma doença na bexiga. O guru de Jair Bolsonaro lida, há alguns anos, com as consequências da doença de Lyme, também conhecida como “doença do carrapato”, causada pela bactéria Borrelia burgdorferi.
Em outro tuíte, Heloísa ainda duvida de qual seja a doença do pai, e diz que Olavo foi privado da companhia da esposa, o que seria um “fato bem estranho”, “a não ser q ele esteja com doença infectocontagiosa, que neste momento mundialmente se chama COVID!”.
Heloísa ainda recuperou uma postagem antiga de seu pai, na qual ele critica a USP. “Deus castiga Olavo, você tá pagando pelo que fala, imagino seu desespero para vir se tratar em hospital da USP com médicos que têm diplomas que você compara a papel higiênico”.