FHC torce para que “onda atrasada” não destrua Regina Duarte
Ex-presidente pede autonomia para atriz na Secretaria Nacional de Cultura. Carlos Bolsonaro provoca o tucano em resposta
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi ao Twitter para desejar que a atriz Regina Duarte tenha autonomia se de fato assumir o cargo de secretária nacional de Cultura.
Na mesma postagem, o tucano criticou o “sectarismo” do governo e disse que esse comportamento – que, na sua avaliação, significa um pensamento intransigente ou intolerante – já levou à troca de vários ministros. Em resposta, o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente da República, postou provocação insinuando que FHC é comunista.
Veja a postagem original, publicada na manhã desta segunda-feira (27/01/2020):
O governo escorrega em cascas de banana lançadas por ele próprio.Mudou vários ministros vitimas de seu sectarismo. Agora lança à arena Regina Duarte, artista séria, sem experiência burocrática. Tomara ela tenha autonomia para evitar que a onda atrasada do governo a destrua.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) January 27, 2020
A resposta de Carlos Bolsonaro, que é constantemente usada pelo vereador quando o tucano faz críticas ao governo do pai, é uma foto na qual FHC lê o livro Prisioner of The State – The Secret Journal of Chinese Premier Zhao Ziyang.
O autor, morto em 2005, é ex-premiê da China comunista. Ele foi deposto pelo partido único do país em 1989 e preso.
A sugestão pouco velada de Carlos Bolsonaro é que a cena mostra as tendências esquerdistas de FHC, que já respondeu quando o perfil do presidente Bolsonaro postou a mesma foto: “Eu apareço lendo um livro de ex-premiê da China, deposto e preso, em que critica o regime. Isso aparece como ‘prova’ de que sou comunista. Só faltava essa. Cruz, credo!”, disse o ex-presidente, ainda em 2018.
Veja a postagem do filho de Bolsonaro:
CÊ CURTE? pic.twitter.com/R5xFbzMWSa
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) January 27, 2020