FHC se reúne com economistas que participaram do Plano Real
Além dos economistas por trás do Plano Real, FHC se encontrou com o presidente Lula (PT) nesta segunda-feira (24/6), em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se reuniu, nesta segunda-feira (24/6), com os economistas que participaram da elaboração do Plano Real, que completa 30 anos em 2024. A visita ocorreu no apartamento de FHC, em São Paulo.
O encontro foi divulgado nas redes sociais da Fundação Fernando Henrique Cardoso. Participaram do bate-papo Persio Arida, economista envolvido na elaboração do Plano Real; Pedro Malan, então ministro da Fazenda de FHC; e Gustavo Franco, então presidente do Banco Central (BC) em 1994, ano de implementação do plano.
Implementado no governo de Itamar Franco, o Plano Real tratou-se de uma série de medidas para combater a hiperinflação do país. Com ele, o país criou uma nova moeda, o real — que começou a entrar em circulação em 1º de julho de 1994.
Para ilustrar, à época, a inflação estava em 40% ao mês (ou três mil por cento ao ano) no Brasil. Os preços subiam sem parar como, por exemplo, o valor da gasolina, alimentos, prestações, roupas, entre outros produtos e serviços.
Ainda hoje, por volta das 15h, a Fundação FHC promove um debate com os responsáveis pela construção do Plano Real. Estarão presentes os economistas André Lara Resende, Arminio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida.
Lula se encontra com FHC
Além de receber os economistas por trás do Plano Real, FHC se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Como mostrado pelo Metrópoles, o petista teria feito uma visita de 35 minutos ao ex-presidente FHC no fim da manhã desta segunda-feira, em São Paulo, após uma rodada de visitas pessoais.
Lula chegou ao apartamento do ex-presidente, em Higienópolis, região central, às 12h15.