metropoles.com

FGTS: Luiz Marinho volta atrás sobre acabar com saque-aniversário

Suspensão de saque-aniversário do FGTS chegou a ser anunciada, mas ministro Luiz Marinho usou redes sociais para dizer ter mudado de ideia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Placa indica atendimento para informações sobre o FGTS em banco. Ao fundo, pessoa caminha próxima aos guichês - Metrópoles
1 de 1 Placa indica atendimento para informações sobre o FGTS em banco. Ao fundo, pessoa caminha próxima aos guichês - Metrópoles - Foto: null

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, usou sua conta no Twitter para mudar o que disse sobre o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na quarta-feira (4/1), em entrevista ao O Globo, Marinho falou que pretendia acabar com o saque-aniversário.

Já em mensagem no Twitter na madrugada desta sexta-feira (6/1), o ministro  afirmou que a manutenção ou não do saque vai depender de amplo debate.

“A manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, afirmou.

O saque-aniversário permite extrair parte do FGTS a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. A parcela pode ser sacada até três meses após a data.

Esse benefício foi criado em 2019 como uma forma de aquecer a economia. Por outro lado, a retirada do saque-aniversário diminui os valores que o trabalhador pode receber em caso de demissão, por exemplo.

Corrige distorções

O ex-secretário de Política Econômica do governo Bolsonaro, Adolfo Sachsida, criticou a possibilidade de se acabar com o saque-aniversário.

“O Saque-Aniversário do FGTS corrige importantes distorções do mercado de crédito e de trabalho. Além de tecnicamente correto, o Saque-Aniversário do FGTS já beneficia mais de 30 bilhões de brasileiros, é um erro grosseiro o novo governo querer acabar com ele”, escreveu Sachsida no mesmo dia da declaração de Luiz Marinho ao O Globo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?