metropoles.com

Festa de Iemanjá é reconhecida Patrimônio Histórico de Salvador

Pescadores levam oferendas para a “Mãe das Águas” desde a década de 1920 na capital baiana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
iemanj
1 de 1 iemanj - Foto: Divulgação

A tradicional Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro, foi reconhecida como patrimônio cultural de Salvador. O reconhecimento por parte da Prefeitura de Salvador foi comemorado com um ato solene realizado neste sábado (01/02/2020), na Colônia de Pescadores do bairro do Rio Vermelho. Desde a década de 1920, pescadores da capital Baiana realizam o cortejo no meio do mar do Rio Vermelho, com várias embarcações, para a entrega dos presentes a Iemanjá.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão que cuida da cultura da cidade desenvolverá plano de salvaguarda com os pescadores para dar apoio para que os saberes e fazeres ligados à manifestação sejam preservados e transmitidos. A entidade recebeu a solicitação do reconhecimento da festa pela OAB.

Quando começou, em 1923, a era chamada de “Presente da Mãe d’Água”. A tradição começou com um grupo de 25 pescadores que ofereciam presentes para a entidade para que ela devolvesse em peixes. Na década de 1950, o nome oficial da comemoração passou a ser  “Festa de Iemanjá”.  A celebração é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matrizes africanas em Salvador.

O dia de celebração do orixá é o 2 de fevereiro, mas os festejos iniciam na véspera com a abertura do caramanchão montado ao lado da colônia de pescadores. O caramanchão é uma espécie de galpão ornado, os devotos colocam os presentes que, no dia seguinte, serão colocados nas embarcações e depositados no mar.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?