Ferrero do Brasil confirma notificação oficial sobre chocolates Kinder
Secretaria de Defesa do Consumidor (Senacon) determinou que a empresa formalize recolhimento do produto ou apresente esclarecimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Em nota divulgada nesta quinta-feira (14/4), a Ferrero do Brasil, fabricante do chocolate Kinder, informou que foi notificada oficialmente pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Senacon). O órgão determinou que a empresa formalize recolhimento do produto e apresente esclarecimentos sobre a sua segurança, após um surto de salmonela provocado por chocolates da marca, no Reino Unido.
“Com total transparência, [a empresa] comunica que já está em contato com autoridades brasileiras prestando todas as informações necessárias”, informou a Ferrero do Brasil.
Na semana passada, a empresa passou a fazer parte de uma investigação no Reino Unido após suspeitas de que os chocolates estejam contaminados pela bactéria salmonela. No total, 57 pessoas, em sua maioria crianças de cinco anos de idade ou menos, adoeceram. Desde então, alguns lotes do popular Kinder Ovo estão sendo recolhidos no Reino Unido para evitar que o problema se agrave.
A Senacon afirmou que a Ferrero foi notificada pois não informou às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objetos do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro, recomendação básica da secretaria brasileira.
“A empresa reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados exclusivamente em Arlon, Bélgica. A companhia não importou e não distribuiu esses produtos no Brasil”, esclareceu a empresa, em nota.
A empresa tem o prazo de 72 horas, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall ou prestar os devidos esclarecimentos. O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.