metropoles.com

Fenapef sobre CGU punir servidores por posts nas redes: “Risco à liberdade”

Controladoria defende que manifestações contrárias ao governo sejam submetidas a investigação disciplinar. Policiais federais são contra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) repudiou, nesta quinta-feira (30/7), nota na qual a Controladoria-Geral da União (CGU) defende punição para os servidores por opiniões prestadas nas redes sociais. Para a entidade, a medida põe em risco a liberdade de expressão.

“A Fenapef reitera que a livre expressão do pensamento é garantida pela Constituição, lei máxima deste país, e que os servidores públicos não abrem mão desse direito quando são aprovados em concurso público”, diz trecho da nota.

A entidade diz que tem compromisso com todos os policiais federais, independentemente da linha de pensamento, e que “estará alerta para que nenhuma retaliação ou injustiça possa ser perpetrada”.

“Isto posto, reforça que tem a plena convicção de que, em um regime democrático, com instituições consolidadas, nenhuma ilegalidade será cometida”, finaliza o texto.

A CGU editou norma técnica para unificar o entendimento sobre a legislação que determina condutas passíveis de punição a agentes públicos. A medida, assinada em 3 de julho de 2020, coloca as críticas e manifestações públicas feitas por servidores nas redes sociais contra decisões e políticas do governo federal como uma dessas situações onde se deve realizar investigação disciplinar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?