metropoles.com

Fenafisco apoia auditores da Receita Federal no caso dos vazamentos

Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital critica declarações “graves e desrespeitosas” do ministro do STF Gilmar Mendes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Charles Alcantara
1 de 1 Charles Alcantara - Foto: Divulgação

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) divulgou nota nesta terça-feira (26/2) na qual se solidariza com os auditores fiscais da Receita Federal e manifesta sua “extrema preocupação com graves e desrespeitosas” declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes com relação à carreira.

“Nos últimos dias, o ministro tem afirmado à imprensa que estaria sendo perseguido por auditores fiscais e que estes fariam parte de grupos com interesses distintos, abusando da autoridade para supostamente auferir vantagens, provar teses estapafúrdias ou mesmo extorquir, além de qualificá-los como ‘milícias’ e ‘bando’”, diz a nota, assinada pelo presidente da Fenafisco, Charles Alcântara (foto em destaque).

Segundo o texto, as atividades desenvolvidas pelas administrações tributárias devem alcançar a todos os cidadãos indistintamente e são essenciais ao funcionamento do Estado e da própria democracia.

“O ataque irascível e as acusações infundadas do ministro Gilmar Mendes contra os Auditores Fiscais da RFB não podem ser tolerados. Um membro do Supremo Tribunal Federal deve agir com equilíbrio e sensatez, características necessárias a quem representa tão alto cargo dentro da Justiça brasileira”, diz a nota.

A Fenafisco ressalta que vê com preocupação e defende a devida apuração do vazamento ilegal de informações protegidas pelo sigilo fiscal, mas rechaça que tal fato seja “maliciosamente instrumentalizado para dar vazão a arroubos totalitários de quem pretende fragilizar a Administração Tributária, para fortalecer a sonegação e a lavagem de dinheiro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?