metropoles.com

Febre maculosa: Anvisa aprova produto para diagnosticar doença

Registro vem cerca de um mês após surto em Campinas, que ocasionou quatro mortes por febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CDC / Dr. Christopher Paddock / James Gathany
Carrapato-estrela é o responsável por transmitir a febre maculosa
1 de 1 Carrapato-estrela é o responsável por transmitir a febre maculosa - Foto: CDC / Dr. Christopher Paddock / James Gathany

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo produto para diagnóstico da febre maculosa. O teste é do tipo PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), em tempo real.

O kit IBMP Biomol Rickettsiose será fabricado no Brasil pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A aprovação ocorre cerca de um mês depois de um surto de febre maculosa em Campinas (SP), que causou quatro mortes.

O teste deverá ser feito por profissionais da área de saúde especializados em biologia molecular, a partir de amostras de sangue, soro ou coágulo. Ele detecta marcadores específicos do material genético de bactérias do gênero Rickettsia spp. e Rickettsia rickettsii, que causam a doença.

A enfermidade, conhecida em outros países como ricketticiose, é encontrada em todo o mundo, em especial na Ásia, África e Europa. As ricketticioses são doenças transmitidas por bactérias da família das Rickettsias. No caso da febre maculosa brasileira, a bactéria responsável é a Rickettsia rickettsi.

“Essas doenças compreendem um grupo de infecções transmitidas aos seres humanos pela picada de carrapatos infectados por bactérias, vírus ou parasitas. Como a maioria das doenças transmitidas por carrapatos apresenta sintomas semelhantes, o diagnóstico pode ser problemático. Assim, os ensaios de PCR em tempo real representam uma ferramenta de diagnóstico importante para a detecção do agente causador”, ressalta a Anvisa, em nota.

Este é o segundo produto aprovado pela agência para diagnóstico da febre maculosa. O primeiro foi registrado em 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?