metropoles.com

Fazenda negocia para evitar “distorções fiscais” em PEC das Igrejas

Proposta, que está na Câmara dos Deputados, visa ampliar a imunidade tributária de organizações religiosas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
QG da propina crivella rio de janeiro prisão
1 de 1 QG da propina crivella rio de janeiro prisão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aguarda o envio de uma emenda aglutinativa por parte do Ministério da Fazenda, de Fernando Haddad, para concluir a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2023, conhecida como “PEC das Igrejas”. A intenção da equipe econômica é apresentar ajuste ao texto para evitar possíveis distorções fiscais.

O deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), bispo da Igreja Universal e sobrinho do fundador, Edir Macedo, esteve no Ministério da Fazenda na última quinta-feira (21/11) para discutir a proposta com o secretário-executivo da pasta, Dario Durigan.

O relator do texto, Dr. Fernando Máximo (União-GO), e os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e Jeferson Rodrigues (Republicanos-GO) também estiveram presentes. Assim como a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

A PEC das Igrejas prevê uma ampliação da imunidade tributária para instituições religiosas. O projeto original isenta de impostos o patrimônio, a renda e os serviços dessas entidades considerados necessários para atuação das mesmas.

O Metrópoles apurou que a equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda o alcance da imunidade tributária com relação aos tributos que incidem sobre o consumo de bens e serviços.

A proposta está sendo debatida enquanto o Congresso Nacional ainda não concluiu a análise da regulamentação da reforma tributária. O Senado Federal realiza as últimas audiências públicas nesta semana para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024, que institui a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributos que compõem o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual.

Um dos pontos do PLP é a transformação de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em três — IBS, CBS e Imposto Seletivo (IS).

Dessa forma, sem a regulamentação da reforma tributária aprovada pelo Congresso, a Fazenda analisa quais serão os bens e serviços considerados isentos. A expectativa é de que a equipe econômica conclua ainda nesta segunda-feira (25/11) as mudanças no texto.

A emenda aglutinativa visa combinar emendas já apresentadas com o objetivo de apresentar uma proposta mais harmônica para facilitar a tramitação do projeto no Legislativo.

A PEC das Igrejas começou a ser analisada em 13 de novembro, mas a sessão do plenário foi suspensa depois de Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, ter jogado explosivos contra a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e, momentos antes, o carro dele ter explodido no estacionamento do Anexo IV da Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?