metropoles.com

Fazenda: MP compensará aumento da isenção do IR com fundos exclusivos

Após resistência do Congresso com tributação de offshores, governo enviará texto que compensa isenção com fundos exclusivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Zacarias
Imagem colorida mostra Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles - Foto: Diogo Zacarias

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan (foto em destaque), confirmou, nesta terça-feira (22/8), o recuo do governo em relação à tributação das offshores (empresas com fundos no exterior), prevista na Medida Provisória (MP) nº 1171/23. Em substituição, o governo enviará MP que compensa o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda com a tributação dos fundos exclusivos no Brasil, conhecidos como onshores.

A questão das offshores será tratada em um projeto de lei, ainda a ser enviado ao Congresso nos próximos dias. Com os fundos exclusivos, Durigan diz que a pasta espera uma arrecadação de R$ 3 bilhões neste ano e R$ 7 bilhões em 2024.

A decisão foi tomada após reuniões da Fazenda com líderes da Câmara e do Senado.

“As coisas vão ser feitas concomitantemente. Então, para que o Congresso aprove a MP com o salário mínimo e o [o aumento da faixa de isenção do] imposto de renda, o governo vai apresentar essa medida de compensação em MP, para que não haja esse descasamento”, disse Durigan a jornalistas.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que “não existe crise” entre o Congresso Nacional e o Executivo sobre o texto que trata sobre a taxação de offshores. A matéria sobre o Imposto de Renda será votada na quarta-feira (23/8), mas sem o item.

“Não existe crise. O que existiu foi que não havia combinação. Nenhum líder soube da transposição de uma medida provisória para outra. Isso não foi discutido com o presidente Pacheco [Rodrigo Pacheco, do Senado], com o presidente Arthur, nem com nenhum líder partidário da Câmara. Não é possível se fazer dessa matéria”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?