metropoles.com

Favorito na sucessão, Alcolumbre já tem apoio de ao menos 25 senadores

Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) já recebeu aval do PP, Republicanos, PSB e PDT, além do seu próprio partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
imagem colorida mostra davi alcolumbre na ccj do senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra davi alcolumbre na ccj do senado - Metrópoles - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito para ser o próximo presidente do Senado Federal, já tem o apoio de ao menos 25 senadores da Casa. Na quarta-feira (23/10), Alcolumbre recebeu o endosso do PP a sua candidatura. O número considera o total de parlamentares dos cinco partidos que já estão ao lado de Alcolumbre: União Brasil, Republicanos, PP, PSB e PDT.

O Republicanos ainda não oficializou seu apoio, mas em entrevista ao Metrópoles em agosto, o líder do partido no Senado, Mecias de Jesus (Republicanos-RR), disse que a sigla daria apoio a eleição de Alcolumbre.

Para ser eleito presidente do Senado, são necessários 41 votos da Casa. Ou seja, na prática, Alcolumbre já possui uma média de 60% dos votos mínimos que precisa para ser eleito o novo chefe do Legislativo. No entanto, essa porcentagem não é exata, já que a votação é secreta e podem haver dissidências internas nos partidos, com candidatos votando em um nome do diferente que foi apoiado pela sigla.

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está em seu segundo mandato à frente da Casa e não pode concorrer à reeleição. Além de ser presidente do Senado, o congressista que vencer a eleição também se torna presidente do Congresso Nacional.

Bolsonaro indicou apoio a Alcolumbre

Nesta semana, em entrevista à rádio Auri Verde, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que o PL, segundo maior partido do Senado, deve apoiar Alcolumbre, já que se o seu partido tiver candidato próprio, deve ficar “com água e palito”.

“A gente não vai ganhar eleição com voto secreto. A eleição do Davi Alcolumbre é 100%, 99% certa”, afirmou. “Se a gente lançar chapa de novo… são mais dois anos com água e palito”, declarou Bolsonaro à rádio.

PT ainda não definiu quem apoiará

Apesar de haver indícios de apoio do partido do presidente Lula a Alcolumbre, o PT ainda não deliberou sobre a qual legenda vai se aliar para a presidência do Senado.

A proximidade de Lula com Pacheco, que apoia Alcolumbre para a sucessão, deve fazer com que os petistas se aliem ao candidato chancelado pelo atual presidente da Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?