metropoles.com

Farmácias do SUS serão obrigadas a divulgar estoque de remédios

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), sancionou a lei que obriga a divulgação dos estoques de remédios no SUS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto mostra medicamentos e caixas de remédio de diferentes embalagens em fundo preto remédios
1 de 1 Foto mostra medicamentos e caixas de remédio de diferentes embalagens em fundo preto remédios - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após veiculação da matéria do Metrópoles sobre o Ministério da Saúde (MS) não ter acesso a quantos medicamentos foram administrados no Sistema Único da Saúde (SUS), o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), sancionou a lei que obriga a divulgação dos estoques de remédios das farmácias que compõem o SUS, em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (24/8).

O decreto foi publicado como acréscimo à lei nº 8.080/1990, que agora possui o artigo sexto, que obriga a atualização quinzenal dos medicamentos através de páginas virtuais. Confira:

“Disponibilizar nas respectivas páginas eletrônicas na internet os estoques de medicamentos das farmácias públicas que estiverem sob sua gestão, com atualização quinzenal, de forma acessível ao cidadão comum”, escreve o artigo do decreto.

A lei passa a vigorar em até 180 dias a partir da publicação no DOU. Assim, os órgãos possuem o dia 19 de fevereiro do ano que vem para fazer a adaptação.

Manutenção do SUS

No começo de agosto, o MS havia respondido, na coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, que a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde está passando por manutenção para implementar um registro unificado.

Veja:

“Após a conclusão dessa etapa de manutenção e revisão de arquitetura, iniciada neste mês de junho, e que também envolve atividades para qualificação da entrada de dados na base nacional junto a municípios e estados, serão definidas de forma tripartite as diferentes formas de publicização dos dados priorizando o atendimento do padrão de dados abertos e das legislações vigentes para acesso pelo cidadão e por toda da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa”, respondeu a pasta ao colunista, após solicitação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?