Compartilhar notícia
O sergipano Galileu Nogueira informou, nesta terça-feira (10/5), que fechou um acordo de indenização após mover um processo por homofobia contra a rede de farmácias Droga Raia. Todo o valor, acordado em R$ 40 mil, será revertido em programas e bolsas para o público LGBTQIA+.
O publicitário aracajuano, de 33 anos, que hoje mora em São Paulo, entrou com um pedido de danos morais após receber mensagens da farmácia em seu celular, modificando o seu nome com um “y” a mais, formando a palavra “Gaylileu”.
A Droga Raia enviou nota para o Metrópoles com posicionamento sobre o assunto (leia a nota completa mais abaixo). “Ficamos satisfeitos com o desfecho, pois sabemos que isso poderá contribuir com a promoção contínua da diversidade, e porque estamos aprendendo juntos como construir uma sociedade mais inclusiva”, diz uma das partes do comunicado.
Saiba mais informações no portal F5 News, parceiro do Metrópoles.
Confira a nota completa:
“A Droga Raia é uma empresa com mais de 115 anos, que se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus clientes, aberta à diversidade, à pluralidade e a relações transparentes, portanto, somos contra qualquer ato de discriminação. Respeitamos a comunidade LBTQI+ e trabalhamos pela inclusão dessas pessoas em nosso quadro de funcionários, sempre preocupados com o bom atendimento dos nossos clientes em nossas farmácias.
Quando recebemos o relato do Sr. Galileu entramos em contato para marcar uma conversa pessoal e apresentar as iniciativas da empresa no campo da Diversidade, e mesmo com a sentença judicial determinando um valor bem abaixo do que estávamos negociando, entendemos que poderíamos manter o acordo nos valores combinados, aceitando a sugestão do cliente em destinar parte do valor à ONG Casa 1. Ficamos satisfeitos com o desfecho, pois sabemos que isso poderá contribuir com a promoção contínua da diversidade, e porque estamos aprendendo juntos como construir uma sociedade mais inclusiva.
Continuaremos investindo em treinamentos e conscientização dos nossos 50 mil funcionários para combater a discriminação, bem como no letramento de nossos executivos, que em 2021, tornaram-se sponsors nas agendas de gerações, gênero, LGBTI+, pessoas com deficiência e raça/etnia.
Apesar de todas as nossas iniciativas sabemos que ainda há muito para avançar. Estamos trabalhando para que as nossas farmácias continuem sendo referências no acolhimento às pessoas, mantendo o máximo respeito e cuidado com clientes, funcionários e a sociedade em geral.”