Farmácia Popular: 1,3 mi de inscritos no Bolsa Família já retiraram remédios
Segundo o Ministério da Saúde, já foram dispensados para beneficiários do Bolsa Família 290,7 milhões de insumos
atualizado
Compartilhar notícia
A nova versão do programa Farmácia Popular, relançada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluiu beneficiários do Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1,3 milhão de beneficiários do programa de transferência de renda já retiraram medicamentos.
Inscritos no Bolsa Família têm acesso aos 40 itens inclusos no Farmácia Popular. Foram dispensados, até o momento, mais de 290,7 milhões de insumos entre remédios e fraudas.
Os investimentos já alcançaram R$ 46,5 milhões, segundo o Ministério da Saúde. “Entre janeiro e julho deste ano, mais de 18 milhões de pessoas retiraram cerca de 8,4 bilhões de unidades de medicamentos ou fraldas pelo programa Farmácia Popular”, informou a pasta.
Novas farmácias poderão ser credenciadas em 811 cidades. 94,4% delas estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste, nos mesmos municípios priorizados pelo programa Mais Médicos.
O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, osteoporose e contraceptivos. Além disso, subsidia também remédios para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular e fraldas geriátricas.