metropoles.com

Faria Lima quer subir inflação por meio dos juros, diz Gleisi Hoffmann

Boletim “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (30/9), indicou possível elevação da taxa básica de juros neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gleisi Hoffmann
1 de 1 Gleisi Hoffmann - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou o boletim “Focus” divulgado nesta segunda-feira (30/9) pelo Banco Central (BC). O levantamento da instituição financeira com economistas do mercado prevê aumento maior na taxa básica de juros em 2024.

“A inflação terminou dentro da meta em dezembro de 2023, c/ a taxa de juros ainda estratosférica, mas caindo 2 pros. Agora a inflação continua na meta, mas ainda menor, e a Faria Lima quer subir mais 1 ponto nos juros até o fim do ano. Cadê a “autonomia” do BC p/ enfrentar mais essa pressão indevida?”, indagou Gleisi na rede social Blue Sky.

A projeção do mercado financeiro subiu a projeção da Selic de 11,50% ao ano (na semana passada) para 11,75% ao ano. Dessa forma, a expectativa dos analistas é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC aumente a taxa básica de juros nas próximas reuniões, marcadas para novembro e dezembro.

Faria Lima, citada por Gleisi Hoffmann, é um importante reduto do mercado financeiro do país. Tradicionalmente, os membros do centro são resistentes às políticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante viagem a Nova York, para participar da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), Lula também criticou a Faria Lima. O petista declarou que representantes de agências de risco norte-americanos não devem ouvir apenas representantes do mercado financeiro brasileiro.

“Chamei as agências pelo seguinte, que é importante que vocês saibam da boca do presidente da República o que está acontecendo naquele país, não precisa ouvir só a Faria Lima, não precisa ouvir só os empresários, ouça os trabalhadores e o presidente da República. E eles tem sido decentes, tem conversa com ministro da Fazenda, o Haddad, conversado com as pessoas do Tesouro. Mas eu quis mostrar um pouco para eles o que está acontecendo no Brasil”, pontuou Lula.

Outro previsão do mercado financeiro divulgado no boletim Focus é de expectativa de crescimento da economia em 3%. No segundo trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB), subiu 1,4%, em comparação ao primeiro trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?