Famílias de viciados da Cracolândia receberão auxílio da Prefeitura de SP, diz Ricardo Nunes
Em entrevista ao Metrópoles, o prefeito explicou que o objetivo do pagamento é dar condições aos parentes de acolherem dependentes químicos
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista ao Metrópoles, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), adiantou medidas que serão adotadas pelo município para tentar conter o tráfico de drogas na região conhecida como Cracolândia, no Centro da cidade. Uma das ações será o pagamento de auxílio financeiro para familiares dos dependentes químicos que frequentam a área.
“Ali [na Cracolândia] há pessoas que têm problemas com as drogas, pessoas com problemas mentais e há situações em que houve um rompimento com a família. Em uma das etapas do programa, a prefeitura vai remunerar a família para que receba essa pessoa de volta e monitorar com assistente social”, explicou (confira a partir de 22’20”).
Além do auxílio, o emedebista anunciou a abertura de um hospital psiquiátrico especializado no atendimento de dependentes químicos e a assinatura de convênios com comunidades terapêuticas. “Não vamos esquecer os outros [projetos], vamos só implementar mais um”, explicou. De acordo com Nunes, as ações serão executadas “nas próximas semanas”. “Nós vamos oferecer um cardápio, vendo a necessidade de cada um, individualizando o atendimento”, assinalou.
As medidas, segundo o prefeito, serão acompanhadas da manutenção de ações policiais na região da Cracolândia. “A ação de repressão não é contra o usuário, é contra o traficante. Nosso inimigo é o traficante”, pontuou. Nas últimas semanas, operações da Polícia Civil prenderam criminosos que atuavam na localidade. Entre os quais, Selma Regina Lourenço, conhecida como Abelha-Rainha, e Lourraine Bauer Roumeiro, a Gatinha da Cracolândia.
“É como se [a Cracolândia] fosse um buraco. Tem muita gente que muitas vezes nem é usuário de crack, mas, em algum momento da vida, não está bem e aquele ambiente é tão favorável para ele usar o crack que ele acaba caindo naquela armadilha. Então, a gente precisa desarmar essa armadilha, tirar as tendas, não deixar que esses traficantes tenham essa vida tão fácil que eles estão tendo”, disse (23’30”).
Prevent Senior
O prefeito da maior cidade do país se disse assombrado com as revelações acerca dos supostos métodos da seguradora Prevent Senior, acusada de experimentos utilizando pacientes como cobaias humanas em unidades hospitalares em São Paulo. Ainda assim, de acordo com ele, não é possível apontar impactos da ação da empresa nas estatísticas da Covid-19 do município. “O que impacta muito negativamente é a questão da confiabilidade desse processo. É um assunto tão grave, todas as informações devem ser prestadas com muita clareza, muita transparência”, indicou o gestor.
Confrontado com as críticas sobre o fechamento do comércio durante longos períodos como medida para conter a disseminação do novo coronavírus, Nunes defendeu as atitudes da prefeitura”. “É responsabilidade do gestor público tomar as ações. Mesmo que a opinião pública não concorde naquele momento. Não existe arrependimento; existe, hoje, uma sensação de dever cumprido”, argumentou (7’20”).
Conforme conversas de bastidores, Marta Suplicy e Michel Temer, respectivamente ex-prefeita de São Paulo e ex-presidente da República, têm atuado como conselheiros, sugerindo ações à atual gestão. Nunes garantiu que é ele quem manda, mas reconheceu os auxílios. “O prefeito da cidade sou eu. As decisões são tomadas por mim em conjunto com a nossa equipe. A Martha tem uma experiência, é secretária de Relações Internacionais. O doutor Michel Temer, de vez em quando, a gente tem conversado. Quando você vai gerir uma cidade deste tamanho você precisa escutar, como diz o ditado, a voz da experiência”, ponderou (31′).
Durante a entrevista, Ricardo Nunes também falou sobre os números da Covid-19 no município, do avanço da imunização e da previsão de aplicação de doses de reforço em grupos mais vulneráveis. O prefeito revelou, ainda, os planos para a realização da tradicional festa de Ano-Novo de São Paulo e do Carnaval em 2022. Confira: