metropoles.com

Famílias de refugiados ocupam prédio abandonado no centro de SP

Cerca de 80 famílias entraram no prédio abandonado, localizado na Liberdade, centro de São Paulo, na madrugada deste domingo (13/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Amanda Alves
Famílias de imigrantes e refugiados ocupam prédio no centro de São Paulo
1 de 1 Famílias de imigrantes e refugiados ocupam prédio no centro de São Paulo - Foto: Amanda Alves

São Paulo – Cerca de 80 famílias, entre imigrantes refugiados no Brasil e migrantes de outras unidades da Federação, ocuparam um prédio abandonado na Liberdade, no centro de São Paulo, na madrugada deste domingo (13/6).

A entrada ao edifício localizado na Praça Carlos Gomes foi organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A ocupação leva o nome de Jean-Jacques Dessalines, em alusão ao líder da Revolução Haitiana que proclamou a independência do país.

Segundo o movimento, as famílias vieram de países como Haiti, Bolívia, Venezuela e Holanda. Os brasileiros migrantes chegaram do Ceará, da Bahia, de Tocantins e de outros. O prédio acumula dívidas de impostos não pagos à prefeitura de São Paulo.

“[Essas famílias] chegaram aqui de todas as maneiras possíveis, desde aviões até a pé, buscando aqui a oportunidade de uma vida melhor. Com o aprofundamento da crise, deixaram de conseguir o mínimo necessário para viver”, disse o coordenador da ocupação, Guilherme Brasil.

De acordo com os ocupantes, o prédio passa por um processo de limpeza e organização. Uma cozinha coletiva será montada para o preparo de refeições aos moradores.

Nesta madrugada, a Polícia Militar de São Paulo esteve no local para impedir a entrada das famílias. As lideranças do movimento foram encaminhadas ao 78º Distrito Policial, no Jardim América, para prestar esclarecimentos. O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e aguarda uma resposta.

“Precisamos de um teto para proteger nossas crianças do coronavírus e, já que o governo não faz nada, não tivemos opção senão ocupar esse espaço que estava há anos abandonado e fazer tudo pelas nossas mãos. As famílias imigrantes querem viver”, declarou uma moradora, que preferiu não ser identificada.

PL aprovado no estado

Em 2018, a região metropolitana de São Paulo chegou a um déficit habitacional de 1,024 milhão de unidades, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os dados, porém, excluem as ações de despejo e remoção durante a pandemia da Covid-19.

Desde a chegada do coronavírus, 3.970 famílias foram removidas de suas casas até o início de junho deste ano, aponta a Campanha Despejo Zero, que reúne informações enviadas por Defensorias Públicas, Ouvidorias e movimentos sociais.

Na quarta-feira (9/6), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou a suspensão de reintegrações de posse, despejo e remoções durante a pandemia. O projeto é de autoria dos deputados Leci Brandão (PCdoB), Maurici (PT) e Dr. Jorge do Carmo (PT).

O Projeto de Lei nº 146/2020 agora está na mesa do governador João Doria (PSDB). Ele pode vetar ou sancionar a proposta.

Em âmbito nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em maio, a interrupção dessas medidas em áreas ocupadas antes de 20 de março de 2020.

3 imagens
Famílias de refugiados e migrantes entraram no local
Prédio foi ocupado na madrugada deste domingo (13/6)
1 de 3

Ocupantes denunciaram tentativas de repressão da Polícia Militar

Amanda Alves
2 de 3

Famílias de refugiados e migrantes entraram no local

Amanda Alves
3 de 3

Prédio foi ocupado na madrugada deste domingo (13/6)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?