metropoles.com

PE: familiares de mortos em chacina entram em programa de proteção

Testemunhas entraram em programa de proteção após chacina com oito mortes. Dois PMs, um suspeito e cinco familiares dele foram assassinados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
montagem com fotos de vítima de chacina de pernambuco - Metrópoles
1 de 1 montagem com fotos de vítima de chacina de pernambuco - Metrópoles - Foto: Reprodução

Parentes de vítimas da chacina que aconteceu em Pernambuco na semana passada entraram no programa de proteção a testemunhas. Dois policiais, o suspeito de matá-los e cinco pessoas da família dele foram assassinados em menos de 24 horas, entre quinta (14/9) e sexta-feira (15/9).

Os familiares que entraram no programa de proteção mudaram de endereço e foram isolados. Os termos exatos de como vai funcionar a proteção estão sendo definidos. Os nomes e as relações de parentesco não foram divulgados por questões de segurança.

Veja as vítimas:

8 imagens
Apuynã Lucas, de 25 anos
PM Eduardo Roque
Nathalia Nascimento, companheira de Alex Samurai
Alex Samurai, de 33 anos
Maria José, mãe de Alex Samurai
1 de 8

Ágata filmou a própria morte

Reprodução
2 de 8

Apuynã Lucas, de 25 anos

Reprodução
3 de 8

PM Eduardo Roque

Reprodução
4 de 8

Nathalia Nascimento, companheira de Alex Samurai

Reprodução
5 de 8

Alex Samurai, de 33 anos

Reprodução
6 de 8

Maria José, mãe de Alex Samurai

7 de 8

PM Rodolfo José

Reprodução
8 de 8

Amerson Juliano, de 25 anos

Reprodução

Testemunhas da série de homicídios estão sendo ouvidos pela Polícia Civil do estado e pelo Ministério Público, que investigam o caso. Além dos oito mortos, uma mulher grávida e um adolescente foram feridos.

A gestante está internada na UTI, ela perdeu a visão do olho esquerdo. O adolescente levou um tiro de raspão na cabeça e presta depoimento nesta quinta-feira (21/9). Os crimes aconteceram em quatro diferentes ocorrências nas cidades de Camaragibe (PE) e Paudalho (PE).

Advogado ameaçado após chacina

A chacina de oito pessoas também está sendo acompanhada pela Ordem dos Advogados do Brasil Secção de Pernambuco (OAB-PE).

O advogado de um dos familiares de vítimas dos crimes chegou a ser ameaçado na sexta-feira, depois de dar uma entrevista para a imprensa sobre o caso. Ele pediu que o nome dele não fosse divulgado e deixou o caso.

“Ele começou a receber ligações onde diziam: ‘Onde você está? Aqui é da Polícia Federal. A gente está procurando você’”, relatou ao Metrópoles a advogada da OAB Maria Júlia Leonel Barbosa.

Segundo a advogada, a intimidação também aconteceu em mensagens de aplicativo. O defensor ameaçado preferiu não formalizar a denúncia, mas o caso é acompanhado pela OAB.

“De toda forma, a OAB está acompanhando o caso de perto para garantir que os advogados possam executar seu trabalho livremente”, explicou Maria Júlia.

A reportagem entrou em contato com o MP-PE que informou que as investigações são sigilosas. A Secretaria de Defesa Social (equivalente a Segurança Pública), não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Entenda o caso

A série de mortes começou após os assassinatos dos policiais militares Eduardo Roque, de 33 anos, e Rodolfo José, de 38, em Camaragibe (PE). Eles foram assassinados em uma averiguação de denúncia por disparo de arma de fogo. Durante a ocorrência, os dois teriam sido baleados pelo atirador desportivo Alex da Silva, o Alex Samurai, de 33 anos. Na mesma ocorrência, uma mulher grávida de 18 anos e o primo dela, adolescente de 14 anos, foram baleados.

Durante a madrugada do dia seguinte, ainda em Camaragibe (PE), três irmãos de Alex Samurai foram executados por homens encapuzados. O momento das mortes foi transmitido ao vivo pelo Instagram. Morreram Ágata Ayanne, de 30 anos, Amerson Juliano, de 25, e Apuynã Lucas, também de 25.

Já na cidade de Paudalho (PE), na região da Zona da Mata, foram encontrados em um canavial, os corpos com marcas de tiros da mãe e companheira de Alex: Maria José Pereira da Silva e Nathália Nascimento.

Por fim, por volta das 11 horas do mesmo dia, Alex Samurai foi morto em uma ação policial em Camaragibe (PE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?