metropoles.com

Falta de consenso com servidores da CGU ameaça acordos de leniência

Descontos associativos do INSS também poderão ser prejudicados pela falta de acordo em processo de negociação com servidores da CGU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Sede da CGU, em Brasília concurso
1 de 1 Sede da CGU, em Brasília concurso - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com rejeição à proposta de reajuste salarial apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), servidores da carreira de Finanças e Controle alegam que a falta de negociação pode interromper trabalhos de combate à corrupção, como os acordos de leniência.

Isso porque a revisão desses acordos, que teve a consonância do Supremo Tribunal Federal (STF) e das empresas, pode ser trancada, com impacto de milhões de reais nas revisões de multas. O instrumento consiste em uma negociação de natureza administrativa celebrada entre infratores confessos e entes estatais.

A decisão de rejeitar a proposta do governo foi tomada em assembleia do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical)·na última quarta-feira (31/7) e comunicada ao MGI nessa quinta-feira (1º/8), atendendo ao prazo máximo estabelecido pelo governo para envio da resposta.

Está prevista intensificação máxima da operação-padrão na CGU e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a entrega de cargos em ambos os órgãos e a decretação de greve, a partir do dia 5 de agosto.

Com a greve anunciada, os servidores da CGU dizem que também poderá sofrer impacto a análise do esquema divulgado pelo Metrópoles no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envolvendo descontos indevidos de aposentados que recebem um salário mínimo.

A carreira inclui os auditores (AFFC) e técnicos federais de Finanças e Controle (TFFC), que são lotados na CGU e na STN.

Além disso, pode ser afetado o trabalho de investigação em fraudes no Censo Escolar, além dos desdobramentos do caso da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Do lado da STN, todos os repasses de recursos federais a estados e municípios podem estar comprometidos, a exemplo dos repasses constitucionais dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM). Isso pode trazer impactos diretos no pagamento das despesas municipais, como as folhas de pagamento de servidores no país inteiro.

Comparação com outras carreiras

Os reajustes ofertados somam 23% em dois anos. A carreira diz que o principal item de desagrado não foram os percentuais, mas sim o rebaixamento salarial de entrada com os níveis iniciais criados, pois não tem impacto financeiro a curto prazo, e se for resolvido, amenizará o descontentamento.

Nos bastidores, os servidores de Finanças e Controle ainda reclamam da falta de isonomia com outras carreiras similares. É o caso dos auditores-fiscais da Receita, que chegaram a um acordo com o governo no início de 2024. Eles veem uma atenção maior àqueles que lidam com o pagamento e recolhimento de impostos, e um “descaso” com os responsáveis pelas despesas e pela qualidade do gasto público.

Eles veem a proposta como um rebaixamento, além de aumentar para 20 níveis (hoje são 13), transformando a função estratégica de auditor em uma carreira trampolim para outros cargos mais agraciados.

Outro ponto sensível é que o que foi apresentado pelo governo foi uma proposta que foi negociada primeiramente com os servidores do Banco Central (BC). Ou seja, eles se queixam de que nem uma proposta exclusiva e nem uma mesa específica a carreira de Finanças e Controle obteve ainda, mas sim uma ideia emprestada de outro contexto organizacional e temporal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?