metropoles.com

“Falei que era erro”, diz consultor pessoal de Doria sobre desistência

Daniel Braga diz que soube de decisão do governador por secretário da Casa Civil; Doria já resolveu voltar à corrida ao Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
João Doria ínicio da vacinação contra covid-19 de pessoas com Sindrome de Down em SP
1 de 1 João Doria ínicio da vacinação contra covid-19 de pessoas com Sindrome de Down em SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O consultor Daniel Braga é responsável pela comunicação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), desde 2015, mas diz que soube pelo secretário-chefe da Casa Civil, Cauê Macris, da desistência dupla de Doria; de disputar o Palácio do Planalto e de entregar o cargo para o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

A informação foi adiantada pela coluna de Igor Gadelha, que, na tarde desta quinta (31/3), também afirmou que Doria já voltou atrás e retomou seu plano original de disputar a Presidência da República pelo PSDB.

“Ele não me consultou. Ele tomou a decisão sozinho. Eu fiquei sabendo às 22h pelo Cauê Macris, quando estava em um restaurante”, contou Braga ao Metrópoles.

O consultor lembra que imediatamente ligou para Doria, para tentar demovê-lo da decisão. Braga visita o político diariamente no Palácio dos Bandeirantes e havia deixado o local ontem por volta das 18h30, depois do início da reunião a sós entre Doria e Garcia, na qual o governador comunicou ao vice sua desistência.

“Ele estava em um jantar. Me retornou 23h30. Falei que ia para a casa dele e que era um erro: ‘Você tem a resiliência no teu DNA. Vamos para cima’”, relatou o consultor. Braga chegou à casa de Doria, no Jardim Europa, área nobre de São Paulo, no começo da madrugada.

A conversa não foi produtiva. Depois de deixar a residência, Braga conta que chegou a enviar uma nova mensagem por WhatsApp para ele, em que apelou que deveria reconsiderar sua decisão de desistir e repassar o cargo para o vice-governador, “que sempre foi seu fiel escudeiro”.

3 imagens
Tucano deve iniciar viagens pelo Nordeste em abril.
1 de 3

Ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB)

Governo do estado de São Paulo/Divulgação
2 de 3

Tucano deve iniciar viagens pelo Nordeste em abril.

Fabio Vieira/Metrópoles
3 de 3

Fabio Vieira/Metrópoles

Depois do anúncio de Doria, um séquito de tucanos rumou para o Palácio dos Bandeirantes para conversar com Garcia e articular uma solução. No começo da tarde desta quinta-feira (31/3), Doria e Garcia fizeram uma nova reunião com aliados políticos, no gabinete do governador, sem a presença de Braga e outros assessores.

Desde o anúncio, duas iniciativas favoreceram que ele retome sua candidatura presidencial, na avaliação de Braga. A primeira foi a desistência do ex-juiz Sergio Moro de concorrer à Presidência da República pelo Podemos, o que abre mais espaço para uma terceira via.

O outro gesto favorável foi a carta assinada pelo ex-deputado federal Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, em que reitera o empenho do partido em lançar Doria como candidato à Presidência da República, comprometendo-se a agir contra as tentativas de lançar o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) ao cargo, como desejado por opositores do governador paulista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?