Fake news sobre o RS: “Acho triste e lamentável”, diz Randolfe
Líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues criticou a disseminação de informações falsas em meio à calamidade pública
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, criticou, nesta quinta-feira (9/5), a disseminação de informações falsas em meio ao estado de calamidade pública vivida pelo Rio Grande do Sul.
“Eu acho triste e lamentável, no meio de uma tragédia, algumas pessoas se utilizarem da mentira. É desumano. Isso não é momento para mentira, gente. E eu acho que os meios de comunicação tem que cumprir esse papel de restaurar a verdade”, enfatizou o líder do governo.
Randolfe destacou que o governo federal tem se empenhado para ajudar o Rio Grande do Sul e a população gaúcha, em meio aos desastres causados pelos temporais registrados nas últimas semanas na região.
“O governo brasileiro e o povo brasileiro estão juntos no maior ato de solidariedade que já se viu em nossa história aos irmãos do Rio Grande do Sul, aos irmãos gaúchos. Tem sido essa demonstração de solidariedade. Mentira e ódio não combinam com o Brasil. Não combina com o verdadeiro sentido de ser patriota”, completou o senador do Amapá.
Os governos, tanto federal quanto estadual, têm trabalhado para conter a disseminação de informações falsas sobre o resgate de vítimas das chuvas fortes no Rio Grande do Sul. As mentiras são divulgadas, em grande maioria, nas redes sociais.
A Polícia Federal (PF) investigará a divulgação de informações falsas sobre ações das gestões federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. A apuração acontece após pedido realizado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.