metropoles.com

Fake: Abin desmente que tragédia em Brumadinho foi ataque terrorista

Notícias falsas circulam nas redes sociais afirmando que o desastre seria, na verdade, um atentado de esquerdistas da Venezuela e de Cuba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
UARLEN VALéRIO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
brumadinho1
1 de 1 brumadinho1 - Foto: UARLEN VALéRIO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) precisou, nesta segunda-feira (28/1), divulgar uma nota oficial para desmentir notícias falsas que se espalharam nas redes sociais sobre a causa da tragédia em Brumadinho (MG), na última sexta-feira (25/1).

Segundo o órgão, ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, é “totalmente inverídica” a informação de que um ataque terrorista teria levado ao colapso da barragem do Córrego do Feijão (foto em destaque).

A nota faz referência às fake news que circularam no país afirmando que a tragédia teria na verdade sido ocasionada por ações de esquerdistas da Venezuela e de Cuba. “A Abin não recebeu qualquer relato sobre prisões de venezuelanos e cubanos na região”, completa o comunicado.

Reprodução

Desastre
A barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), rompeu-se por volta das 13h de sexta-feira (25). O vazamento de lama fez com que uma outra barragem da Vale transbordasse. O restaurante da companhia foi soterrado. O prédio administrativo também foi atingido.

A lama se espalhou pela cidade, e moradores precisaram deixar suas casas. Equipes de bombeiros e da Defesa Civil foram mobilizadas para a área e estão em busca de vítimas. Tanto o governo federal quanto o local montaram gabinetes de crise e deslocaram autoridades para a região. Até agora, 81 mortes foram confirmadas e 19 corpos estão identificados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?