metropoles.com

Fachin representará STF em evento de 8/1 a convite de Lula

Vice-presidente do STF, Edson Fachin é o responsável pelo plantão da Corte até 19 de janeiro. Barroso volta no dia 20

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro Edson Fachin no TSE
1 de 1 Ministro Edson Fachin no TSE - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou os convites para o ato simbólico em Brasília que marcará o segundo ano após o 8 de janeiro de 2023, dia em que a Praça dos Três Poderes foi alvo de ataques e de depredação. O Supremo Tribunal Federal (STF) estará representado no ato, que começa às 9h30, pelo vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Fachin é o responsável pelo plantão do STF até o dia 19 de janeiro. Ele e o Luís Roberto Barroso revezaram a atuação na presidência durante o recesso do Judiciário. Barroso retoma os trabalhos em 20 de janeiro.

No ano passado, chefes dos Poderes se encontraram no Congresso Nacional e realizaram uma solenidade em alusão à data. Agora, em 2025, integrantes do governo vão se reunir em um novo evento “em defesa da democracia”.

Os dois anos dos atos de 8 de janeiro serão marcados uma série de momentos previstos, durante o dia, como a entrega de obras de arte restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça, além de descerramento do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, e ato simbólico na Praça dos Três Poderes.

O primeiro momento será na Sala de Audiências, do Palácio do Planalto, às 9h30. No local, será feita a reintegração de obras de arte – relógio do século 17 e ânfora – tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos após os ataques, em 2023. O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro.

Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça.

As Mulatas, de Di Cavalcanti

O segundo momento ocorrerá no 3º andar do Palácio do Planalto, às 10h30, quando será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. Cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas.

A terceira parte da cerimônia terá autoridades, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h. Depois, haverá o Abraço da Democracia, na Praça dos Três Poderes. O presidente Lula descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?