metropoles.com

Fachin é eleito presidente do TSE, e Alexandre de Moraes, vice

Os ministros assumirão seus cargos em posse a ser realizada em fevereiro de 2022, quando acaba o mandato de Luís Roberto Barroso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
coletiva de imprensa e epuracao dos votos no TSE com o ministro Luiz Roberto Barroso 15
1 de 1 coletiva de imprensa e epuracao dos votos no TSE com o ministro Luiz Roberto Barroso 15 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram eleitos presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (17/12). O pleito ocorreu na sessão de encerramento do ano judiciário. A posse será concretizada após o término do mandato do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do TSE, em fevereiro de 2022.

Fachin comandará o TSE até 17 de agosto de 2022, quando Alexandre de Moraes assume e será o responsável por concluir o processo de eleições, que terá o primeiro turno em outubro.

No cargo, o ministro Fachin afirmou que dará continuidade ao processo de preparação das eleições, iniciado na gestão de Barroso, com o “Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022”. Parte desse processo ocorreu com a abertura dos códigos-fontes do sistema eletrônico de votação, um ano antes do pleito, além da realização do Teste Público de Segurança (TPS), em novembro, para aperfeiçoamento das urnas.

Urna eletrônica

A eleição dos ministros ocorreu no plenário do TSE, com o uso de urna eletrônica e sob o comando do ministro Barroso. O ministro Carlos Horbach recebeu o Boletim de Urna (BU) e anunciou a eleição de Fachin para presidente do TSE por seis votos a um.

O atual presidente, ministro Barroso, parabenizou os escolhidos e disse que o país terá a sorte de ter na condução do TSE, nas eleições do próximo ano, dois grandes juristas. “Duas pessoas honradas, que têm grande compromisso com o Brasil. Ambos ministros do Supremo Tribunal Federal, professores e doutores e com vasta experiência na vida pública”, afirmou.

Formação do TSE

O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte; dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral; e dois juristas vindos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?