metropoles.com

Fachin afirma que ele e sua família estão sendo ameaçados

Declaração do ministro do STF foi feita em entrevista para a GloboNews, que será transmitida na noite desta terça-feira (27/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015
1 de 1 STF retoma nesta quinta julgamento sobre rito do impeachment de Dilma – Brasília(DF), 17/12/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmou que ele e sua família têm recebido ameaças. A afirmação foi feita pelo relator da Operação Lava Jato na Corte, em entrevista ao programa Roberto D’Ávila, da GloboNews, que será exibida às 21h30 desta terça-feira (27/3). A emissora transmitiu trechos da entrevista nesta tarde.

Fachin também ressaltou que solicitou providências para a Polícia Federal (PF) e à presidente do STF, Cármen Lúcia. “Nos dias atuais, uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas também com a segurança de membros de minha família. Algumas providências que eu solicitei à presidente e também à Polícia Federal, por intermédio da delegada que trabalha aqui no tribunal, já estão sendo adotadas”, afirmou o ministro durante a entrevista.

Edson Fachin assumiu a relatoria da operação Lava Jato no dia 2 de fevereiro de 2017. Anteriormente, a função era desempenhada por Teori Zavascki, que faleceu em acidente aéreo ocorrido no dia 19 de janeiro do ano passado, em Paraty (RJ).

OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também se manifestou nesta terça-feira (27/3) sobre as ameaças, que Edson Fachin revelou ter sofrido. Em nota, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que ” o depoimento do relator da Lava Jato no STF, sobre as ameaças contra sua família é extremamente grave e deve ser tratado com a máxima seriedade. Esse tipo de ataque não pretende atingir apenas o Supremo Tribunal Federal, mas todo o sistema de Justiça e o Estado Democrático de Direito em si”, destacou.

O dirigente enfatizou ainda que o caso deve ser apurado e os responsáveis punidos de acordo com o rigor da lei. “A Ordem dos Advogados do Brasil acompanhará a situação com atenção. Recentemente, tivemos o assassinato da vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, e até agora esse fato não foi esclarecido. Cobramos respostas. Os avanços que o Brasil teve no combate ao crime devem ser preservados”, completou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?