metropoles.com

Facebook é multado em R$ 6,6 mi por vazar dados de brasileiros

Decisão se refere à vazamento de dados em 2018, quando informações foram compartilhadas ilegalmente com a campanha de Trump nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
imagem de celular com logo de rede social ao fundo
1 de 1 imagem de celular com logo de rede social ao fundo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ministério da Justiça condenou a Meta, empresa dona do Facebook, a pagar multa de R$ 6,6 milhões pelo vazamento de dados de usuários do Brasil. A plataforma foi punida por conta de um compartilhamento ilegal de informações ocorrido em 2018.

De acordo com a pasta, dados de usuários da rede social foram repassados na época à Cambridge Analytica – consultoria britânica de marketing político contratada para a campanha eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Estima-se que informações pessoais de mais de 87 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 443 mil brasileiros, tenham sido compartilhados para recebimento de conteúdos relacionados a Trump.

A determinação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao ministério, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23/8). O Facebook poderá ter a multa reduzida em até 25% caso opte por não recorrer da decisão.

Na época, a investigação do Ministério da Justiça concluiu que o compartilhamento ilegal de dados se dava a partir da instalação de um aplicativo de teste de personalidade, chamado This Is Your Digital Life.

Por apresentar falhas ao informar sobre as configurações de privacidade, a Senacon entendeu que o Facebook submeteu os usuários à prática abusiva.

Apesar de, em julho de 2022, a própria Senacon ter anulado a condenação para garantir a ampla defesa do Facebook, a empresa continuou a afirmar que não houve quaisquer indícios de que dados dos brasileiros tenham sido transferidos à Cambridge Analytica. Portanto, não haveria que se falar em mau uso ou exposição indevida desses dados.

Procurada pelo Metrópoles, a Meta informou que não deseja se manifestar sobre o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?