Facebook e Instagram passam a exibir selo em posts sobre eleições
Segundo a empresa Meta, o objetivo do selo informativo é “proteger o processo democrático no país” em trabalho conjunto com o TSE
atualizado
Compartilhar notícia
O Facebook e o Instagram, redes sociais controladas pela Meta, passaram a exibir, nesta sexta-feira (10/12), um rótulo em postagens sobre as eleições brasileiras. Os selos informativos direcionarão os usuários a uma página da Justiça Eleitoral com informações oficiais sobre o sistema de votação e artigos que combatem a desinformação acerca do processo eleitoral. O Brasil é um dos primeiros países em que a empresa lança esses rótulos.
A empresa afirmou, em nota, que trabalha em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há anos para “proteger o processo democrático no país”. Além disso, declarou que essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações que serão adotadas pela Meta para garantir a integridade da eleição brasileira em 2022.
No comunicado, a empresa também afirma que está aperfeiçoando a identificação e remoção de pessoas que estão “abusando dos serviços, bloqueando contas falsas, limitando a disseminação de notícias falsas e trazendo transparência sem precedentes para a propaganda on-line política”.
“Removemos mais de 140 mil peças de conteúdo do Facebook e do Instagram no Brasil pela violação de nossas políticas de interferência na votação antes do primeiro turno da eleição, e cerca de 3 milhões de pessoas com mais de 16 anos elegíveis ao voto no país clicaram para ver mais informações sobre a eleição nos dias que antecederam a votação”, relatou a Meta.
O WhatsApp também lançou, no último ano, um chatbot com o TSE para auxiliar na circulação de dados oficiais sobre o processo eleitoral. A rede social ainda estabeleceu um canal de comunicação específico com o órgão para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa, o que não é permitido nos Termos de Serviço do aplicativo nem pela legislação eleitoral.