Fábrica de produtora de oxigênio explode em Fortaleza
Explosão causou danos em imóveis nos arredores. Equipe do Samu foi chamada para socorrer cinco feridos, segundo a Prefeitura de Fortaleza
atualizado
Compartilhar notícia
Uma fábrica da White Martins, uma das maiores fornecedoras de oxigênio para o país, explodiu neste sábado (24/4), por volta das 10h30, em Fortaleza, no Ceará. Segundo a empresa, a fábrica “não produzia oxigênio, apenas enchia cilindros” e “a produção de oxigênio líquido no estado não foi comprometida”.
O impacto da explosão danificou casas dos arredores da avenida Francisco Sá com a rua Padre Anchieta, no bairro Carlito Pamplona, onde está situada a fábrica.
Vídeos que circulam por redes sociais e aplicativos de mensagem mostram uma equipe do Samu prestando socorro aos envolvidos no incidente. O Corpo de Bombeiros chegou ao local as 10h40.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, não há até o momento registro de mortes. O órgão pontuou ainda que cinco pessoas ficaram feridas, sendo que quatro delas foram encaminhadas ao Hospital Instituto José Frota (IJF).
Segundo o jornal O Povo, a fábrica produzia “diversos tipos de gases, e é uma ativa fornecedora de oxigênio para o tratamento de pacientes da Covid-19 no estado”. A área foi isolada, porque ainda há vazamento desses gases.
Em nota, a White Martins confirmou a ocorrência de um incidente em sua unidade de Fortaleza. “Equipes da empresa estão se deslocando para o local. Prestaremos mais informações assim que possível”, diz o texto.
A empresa também informou em nota posterior ao Metrópoles que a fábrica onde ocorreu o incidente “não produzia oxigênio, apenas enchia cilindros”.
“A empresa está dando apoio aos feridos e colaborando com as autoridades. As instalações afetadas não produzem oxigênio e são destinadas apenas ao enchimento de cilindros. A produção de oxigênio líquido no estado não foi comprometida e a empresa está buscando alternativas para o enchimento dos cilindros”, afirmou a assessoria da White Martins. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.
O governador Camilo Santana (PT) disse em suas redes sociais que o governo está acompanhando o caso e buscando alternativas para “para evitar problema de desabastecimento nos equipamentos de saúde”.
Nossa equipe da Secretaria da Saúde também acompanha a questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema de desabastecimento nos equipamentos de saúde. Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) April 24, 2021
Nota da White Martins:
A White Martins confirma a ocorrência de um incidente em sua unidade de Fortaleza, no qual três pessoas ficaram feridas. As primeiras informações relatam que os feridos foram conduzidos para um hospital, onde encontram-se estáveis e realizando exames de imagens para avaliação clínica. A empresa está dando apoio aos feridos e colaborando com as autoridades. As instalações afetadas não produzem oxigênio e são destinadas apenas ao enchimento de cilindros. A produção de oxigênio líquido no estado não foi comprometida e a empresa está buscando alternativas para o enchimento dos cilindros. Mais informações serão divulgadas oportunamente.