metropoles.com

FAB resgata piloto desaparecido em Santa Catarina. Vídeo

O avião saiu do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira, no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/FAB
Foto colorida de resgate de piloto pela FAB em Santa Catarina - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de resgate de piloto pela FAB em Santa Catarina - Metrópoles - Foto: Reprodução/FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou, na tarde desta quinta-feira (4/4), com vida, o piloto, de 60 anos, da aeronave desaparecida após decolar, na noite dessa quarta-feira (3/4), do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira.

O piloto foi encaminhado para o aeroporto de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Celso Ramos. O avião foi localizado na área rural de Ponte Alta do Norte.

Segundo o tenente aviador Vitor Lucas de Mello, comandante do helicóptero H-60 Black Hawk utilizado no resgate, o piloto, aparentemente, estava apenas com o pé quebrado e pediu aos militares que informassem à família dele que ele estava vivo.

“Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão. A gente treina para isso! Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida”, relatou o tenente aviador Mello.

Confira o momento do resgate:

Para auxiliar nas buscas, a FAB também acionou a aeronave SC-105 Amazonas, que saiu de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, na madrugada desta quinta com destino a Ponte Alta do Norte, com uma tripulação composta por 25 militares.

“Ver um outro piloto sendo resgatado é como se a gente estivesse na posição dele, pensando como é essa emoção de poder rever a família depois de um acidente como esse”, afirmou o piloto da aeronave C-105 Amazonas, tenente aviador Anderson de Oliveira Kosloski.

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), ficará responsável por investigar as causas da queda da aeronave.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?