metropoles.com

FAB recebe caça sueco F-39 Gripen que atinge 2,4 mil km/h

A aeronave é fabricada pela empresa sueca Saab e chegou ao país de madrugada pelo Porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Portonave/Saab do Brasil
Imagem colorida mostra Caca F-39 Gripen sendo transportado no Portonave - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Caca F-39 Gripen sendo transportado no Portonave - Metrópoles - Foto: Portonave/Saab do Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta quarta-feira (13/12), mais um caça F-39 Gripen. A aeronave é fabricada pela empresa sueca Saab e chegou ao país de madrugada pelo Porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.

O avião saiu do porto de Norrkoping (cidade da província de Östergötland) a bordo do navio MV Florijngracht. O descarregamento ocorreu no Berço 2 do Portonave — terminal privado de contêineres em Santa Catarina.

Com envergadura de 8,6m, 4,5m de altura e 14m de comprimento, o jato atinge velocidade máxima de 2,4 mil km/h. Além disso, pode voar acima de 16 mil metros de altitude e é reconhecido por ter alta capacidade tecnológica, associada a um baixo custo de operação.

Parte do programa Gripen Brasileiro, a aeronave faz parte de uma parceria entre Brasil e Suécia para fornecimento e desenvolvimento de caças no país. O contrato teve início em 2013 e, além dos aviões, inclui sistema de suporte, auxílio logístico e equipamentos relacionados.

Com essa nova aeronave, o Portonave totalizou oito aviões desse mesmo tipo desde 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?