metropoles.com

FAB intercepta aeronave que invadiu espaço aéreo no Amazonas

Após descumprirem as orientações, suspeitos fazem pouso forçado e fugiram após colocar fogo na aeronave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Aeronave queimada
1 de 1 Aeronave queimada - Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na tarde dessa quinta-feira (26/9), uma aeronave Cessna 210, sem matrícula, próxima de Humaitá (AM). A aeronave foi interceptada às 16h, após entrar de forma clandestina no espaço aéreo brasileiro, perto da fronteira com o Peru.

O Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) acionou caças A-29 Super Tucano para interceptar a aeronave, ao identificar a movimentação suspeita pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (Sisdabra).

A aeronave ignorou todas as ordens durante a execução das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). A defesa aérea ordenou a realização Medidas de Interrogação, Mudança de Rota e Tiro de Aviso (TAV)

Os suspeitos fizeram manobras perigosas com a aeronave e acabaram fazendo um pouso forçado próximo de Humaitá (AM). Após pousar, os tripulantes incendiaram o avião.

2 imagens
Aeronave fez pouso forçado
1 de 2

Aeronave fez pouso forçado

Reprodução
2 de 2

Aeronave fez pouso forçado

Reprodução

O major-brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, chefe do Estado-Maior conjunto do Comae, ressaltou que a missão teve eficácia.

“A prontidão da Força Aérea Brasileira é permanente, e a nossa habilidade de receber e interpretar dados, assim como de coordenar com as agências do governo é crescente”, disse.

Essas ações fazer parte da Operação Ostium, que integra parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que tem como objetivo evitar atividades criminosas na fronteira, em cooperação com a FAB e órgãos de segurança pública, de acordo com o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?