FAB estuda adquirir caças norte-americanos F-16 usados
A FAB informou que o processo encontra-se em fase de levantamento de dados e que ainda não negociou a compra com governos ou empresas
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) estuda a possibilidade de adquirir um grupo de aeronaves de caças modelo F-16 Fighting Falcon usadas.
Atualmente, o país tem parceria com a Suécia para o fornecimento e desenvolvimento de caças F-39 Gripen. Em nota, a FAB informou que está em fase de levantamento de dados para a realização do estudo e que a “análise não guarda relação com as capacidades da aeronave F-39 Gripen”.
De acordo com o portal Janes Defense, especializado em informações militares, a FAB estaria negociando a compra de 24 aeronaves usadas com o governo norte-americano, em um processo que seria finalizado até o fim de 2024.
No entanto, a Força Aérea nega que tenham sido feitas negociações com governos ou empresas.
“Destaca-se, ainda, que, até o momento, não estão sendo realizadas negociações com governos ou empresas, nem foram definidas quantidades ou versões. As únicas interações realizadas sobre o tema tiveram como objetivo o levantamento de dados”, diz a nota da FAB.
Há dois anos, quatro caças F-39 Gripen começaram a operar na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Os caças suecos foram adquiridos em 2014 e começaram a chegar ao Brasil em novembro de 2022.