metropoles.com

“Extrema-direita capturou as redes sociais”, afirma Moraes sobre o 8/1

Em seminário da Fundação FHC sobre defesa da democracia, ministro disse que “imprensa tem responsabilidade pelo que divulga. As redes, não”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto/Secom/TSE
posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente e o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE
1 de 1 posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente e o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes declarou que a “extrema-direita capturou todas as redes sociais” para atacar a democracia. A declaração do magistrado aconteceu durante seminário na Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC), em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (31/3).

“Nós tivemos, no mundo todo, uma captura pela extrema-direita das redes sociais com uma clara finalidade: o ataque à democracia, a quebra das regras democráticas. De forma absurdamente competente, a extrema-direita primeiro diagnosticou e depois capturou todas as redes sociais”, explicou Moraes.

O ministro destacou que a “captura” das redes sociais também aconteceu na Polónia, Hungria, Itália e nos Estados Unidos. Para o magistrado, a extrema-direita conseguiu diagnosticar a possibilidade dentro das plataformas e passaram a divulgar informações falsas contra a democracia.

“O Brasil sofreu esse ataque massivo à democracia, não foi uma questão brasileira só, nós tivemos no mundo todo uma captura, pela extrema-direita, das redes sociais”, enfatizou o ministro do STF, ao citar os ataques promovidos no dia 8 de janeiro por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma das estratégias utilizadas pelos extremistas para atacar a democracia foi a descredibilização da imprensa nacional, segundo o ministro Alexandre de Moraes.

“A extrema-direita domina as redes. É impressionante a incapacidade do restante da sociedade em pelo menos equilibrar. Mas como se iniciou isso? Desacreditando a imprensa. ‘Vamos atacar e desacreditar a imprensa’. A ideia foi: ‘vamos equiparar nossa notícia, a notícia fraudulenta, mentirosa, conhecida como fake news, vamos equiparar desinformação com informação, com a vantagem de que a nossa desinformação é irresponsável, a imprensa tem responsabilidade pelo que divulga. As redes, não'”, destacou Moraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?