Exposição de Portinari no Rio traz 50 obras inéditas ao público
Exposição do artista Candido Portinari, no CCBB do Rio, tem entrada gratuita e fica em cartaz até 12 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A exposição “Portinari Raros” chega a cidade do Rio de Janeiro com a promessa de trazer um Candido Portinari nunca antes visto pelo público. A exposição no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) apresenta cerca de 50 obras inéditas do pintor que completaria 120 anos em 2023.
A mostra, que entrou em cartaz esta semana e ficará exposta até setembro, tem a curadoria de Marcello Dantas. Além de apresentar ao público obras inéditas, também conta com um espaço que projeta mais 5,4 mil obras que o artista produziu ao longo da carreira em oito horas de duração.
Ao todo, o visitante percorrerá por oito temáticas dentro da mostra, são elas: “Paisagens”, “Desenhos”, “Infância”, “Carajá”, “Balé Iara”, “Gráfica”, “Fora de série” e “Flores” e por último o “Carrossel Raisonné”, onde acontecem as projeções.
O curador da mostra, Marcello Dantas, explica que grande parte das obras vieram de coleções privadas e, por isso, nunca foram expostas: “São trabalhos que circularam relativamente pouco e que vão surpreender muita gente”, diz.
Entre as obras originais, estão a única cerâmica produzida por Portinari, além de estudo de dois cenários feitos para o “Balé Iara”, da companhia Original Ballet Russe, e um estudo para o painel “Guerra”, da ONU.
Serviço
Exposição: até 12 de setembro de 2022
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Funcionamento: Segunda e quarta a sábado, das 9h às 21h; Domingo, das 9h às 20h.
Ingressos: entrada gratuita, na bilheteria ou no site Eventim
Classificação indicativa: livre
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.