metropoles.com

Exércitos dos EUA e Brasil farão treinamento juntos no Pará e Amapá

A operação das quais os exércitos de ambos os países farão parte é chamada de Core 23, e tem como objetivo a troca mútua de conhecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Exército brasileiro exércitos
1 de 1 Exército brasileiro exércitos - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os exércitos norte-americano e brasileiro treinarão por quase um mês, e ambos farão exercícios conjuntos nos estados do Pará e do Amapá. A autorização foi publicada por meio do decreto 11.737/2023, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19/10).

O ingresso das forças dos Estados Unidos (EUA) ocorre a partir de 24 de outubro e se estende até 20 de novembro.

Os municípios utilizados pelo treino das forças militares serão Belém (PA), Ferreira Gomes (AP), Macapá (AP) e Oiapoque (AP). As três últimas cidades estão situadas mais ao norte do Amapá.

Ao todo, serão 294 militares norte-americanos envolvidos nos exercícios em conjunto com o Exército Brasileiro, além de armamentos, acessórios e demais dispositivos. É a primeira vez que o exercício ocorre na Amazônia Oriental, de acordo com informações do órgão brasileiro.

Exércitos treinam em conjunto

O exercício do qual participam é chamado de Core 23, sigla para o termo em inglês “Combined Operations and Rotation Exercises” (“Operação Combinada e Exercícios de Rotação”, em tradução livre). Ele consiste em uma série de treinamentos em conjunto, para superar desafios que envolvem a troca de conhecimentos, técnicas e procedimentos de defesa.

O exercício é fruto do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, promulgado em 2015 pela presidente Dilma Roussef. O decreto 11.737 foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Defesa, José Múcio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?