Exército usa drone para encontrar vítimas e faz resgate no RS. Vídeo
De acordo com os militares do Comando de Aviação do Exército, sete pessoas estavam no local, com dois animais. Todos foram resgatados
atualizado
Compartilhar notícia
Um drone do Exército brasileiro localizou moradores pedindo ajuda no topo de um prédio em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (14/5). Segundo os militares do Comando de Aviação do Exército (Cavex), havia sete pessoas ilhadas — sendo cinco da mesma família — e dois animais. Todos foram resgatados.
As pessoas estavam ilhadas dentro da residência com mantimentos que tinham estocado, mas decidiram deixar o local após perceberem que a água estava subindo mais.
Além disso, o vídeo mostra o momento do resgate feito pela equipe do Exército brasileiro. O Coronel Costa Pereira, comandante do 2° Batalhão de Aviação do Exército, relata sobre o resgate. “A gente recebe a informação, neste caso, foi pelas imagens do drone, e verificamos algumas aeronaves disponíveis para fazer o resgate. Com o guincho, as pessoas foram levadas para dentro do helicóptero”, explica.
“Não dá para perder tempo, porque a gente não sabe qual a necessidade que aquela família está passando no momento. Então, qualquer informação que chegue para nós é importante para realizarmos o resgate. A gente sente a satisfação de estar cumprindo essas missões”, afirmou o Coronel Costa Pereira.
A cidade de Canoas tem mais de 100 mil pessoas em abrigos. O município concentra o maior número de desabrigados.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 149 mortes, quase 540 mil pessoas estão desalojadas e 108 desaparecidos devido às fortes chuvas que castigam o estado desde o fim de abril. O número de animais resgatados é de 11 mil.