Exército inicia viagem para levar último comboio de doações ao RS
130 viaturas e cerca de 200 militares percorrerão mais de dois mil quilômetros de estrada em 4 dias para transportar doações
atualizado
Compartilhar notícia
O quarto e último comboio do Comando Militar do Planalto (CMP) com ajuda humanitária proveniente de doações partiu de Brasília em direção ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (3/7), sob a a coordenação do Comando Logístico (COLOG), levando 330 toneladas de suprimentos.
Na operação serão usadas 130 viaturas e cerca de 200 militares, que percorrerão mais de dois mil quilômetros de estrada, carregando água, colchões, material de higiene, roupas de cama e cestas básicas.
A viagem com duração de aproximadamente quatro dias foi dividida em três subcomboios que irão até Porto Alegre, Santa Maria e Canoas.
O General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante da Força, afirmou que “não é uma manobra simples, e nem qualquer instituição tem a capacidade de operacionalizar logisticamente esse deslocamento. Ressalto a excelente integração com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira em prol do povo gaúcho”.
Esse é o útimo comboio que saí de Brasília com destino ao Rio Grande do Sul. No início do mês de maio, foram levadas 180 toneladas de donativos, em um comboio composto por 18 veículos e 46 militares do Comando Militar do Planalto.
No dia 22 de maio, um segundo comboio com 150 toneladas de mantimentos, colchões, roupas de cama e artigos de primeira necessidade. e no dia 24 de maio, o terceiro comboio saiu de Brasília com 22 viaturas em direção ao sul do país.
Veja o vídeo da operação divulgado pelo Exército