metropoles.com

Exército indicia coronéis que redigiram carta golpista contra Lula

Exército conclui inquérito que apurava a autoria da carta que pressionava por um golpe de Estado em 2022, após vitória de Lula nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula e convidados sobem a rampa para passar a faixa ao presidente durante a posse no palacio do Planalto - Metrópoles7Lula e convidados sobem a rampa para passar a faixa ao presidente durante a posse no palacio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Lula e convidados sobem a rampa para passar a faixa ao presidente durante a posse no palacio do Planalto - Metrópoles7Lula e convidados sobem a rampa para passar a faixa ao presidente durante a posse no palacio do Planalto - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Exército decidiu indiciar três coronéis, sob a acusação de que esses oficiais foram os autores de uma carta enviada ao comandante da corporação, em 2022, incitando um golpe de Estado para impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O inquérito concluiu que “houve indícios de crime militar” por parte dos três integrantes da força – um da ativa e dois da reserva.

Foram indiciados os coronéis Anderson Lima de Moura, Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo. Um quarto coronel, Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, da ativa, teve a investigação interrompida por conta de uma liminar da Justiça.

Agora, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Militar, que deve decidir se oferece denúncia contra os oficiais.

A chamada “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro” teve a assinatura de 37 militares e foi considerada pelo comandante da Força Terrestre na época, general Marco Antônio Freire Gomes, como uma pressão para que aderisse a uma tentativa de golpe de Estado.

O manifesto foi encontrado no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante investigações da Polícia Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?