Exército afasta militares por informação falsa sobre evacuação no RS
Exército afastou militares que orientaram evacuação de moradores do bairro Mathias Velho, em Canoas, por suposto rompimento de dique
atualizado
Compartilhar notícia
O Exército brasileiro afastou de suas funções, nesse domingo (26/5), os militares que erraram ao pedir para que a população do bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul, evacuasse a região, com a informação falsa de que o dique havia rompido na cidade da Região Metropolitana.
Embora a informação fosse falsa, os moradores de Canoas foram instruídos por militares a evacuarem imediatamente a área, com receio de possível rompimento do dique e inundação do bairro. O dique permaneceu intacto.
O Exército emitiu nota pedindo desculpas pelo transtorno. “Militares que atuavam no bairro Mathias Velho souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco.”
“Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação”, acrescentou o Exército.
A Prefeitura de Canoas também desmentiu o rompimento do dique, segundo o G1.