metropoles.com

Executivo da Odebrecht preso na Suíça voltou para colaborar

Fernando Miggliaccio da Silva, ex-executivo do grupo, foi considerado tanto em Berna quanto em Brasília uma peça-chave no esquema de propina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Agência Brasil
odebrecht
1 de 1 odebrecht - Foto: Divulgação/Agência Brasil

Um dos principais responsáveis pelo Setor de Operações Estruturadas – conhecido como o “departamento de propinas da Odebrecht” – voltou ao Brasil de forma “voluntária” para negociar um acordo de delação premiada meses após ser preso na Suíça. Fernando Miggliaccio da Silva, ex-executivo do grupo, foi considerado tanto em Berna quanto em Brasília uma peça-chave no esquema de propinas montado pela empreiteira.

Sua prisão e seu retorno aceleraram outros acordos de delação premiada entre os executivos da construtora. Em menos de três meses, ele foi interrogado no país europeu em pelo menos oito ocasiões.

Com a Operação Lava Jato em curso, o executivo se mudou para os Estados Unidos, no segundo semestre de 2014, com apoio financeiro do grupo Odebrecht. Em fevereiro deste ano, porém, ele foi preso na Suíça sob a “forte suspeita” de corrupção e ao tentar esvaziar contas.

Migliaccio voltou ao Brasil após negociar o acordo de delação premiada. Na 35ª fase da Lava Jato, em setembro deste ano, o executivo foi denunciado por lavagem de dinheiro. “O empregado da Odebrecht que foi preso na Suíça retornou voluntariamente ao seu país, depois de ser liberado de prisão”, indicou o Ministério Público da Suíça.

A Procuradoria do país europeu pediu a colaboração oficial do Panamá nas investigações. O ex-executivo da Odebrecht seria o administrador de uma conta por onde cerca de US$ 50 milhões teriam passado para pagar propinas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?