Exame/Idea em SP: Lula tem 39% e Bolsonaro 35% de votos no 1º turno
Números se referem à resposta estimulada. Pesquisa eleitoral Exame/Idea ouviu 1,2 mil eleitores no estado de São Paulo, entre 3 e 8/6
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Em pesquisa eleitoral Exame/Ideia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à presidência da República, tem 39% das intenções de voto contra 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que postula a reeleição. Os dados se referem às respostas estimuladas para o primeiro turno das eleições 2022. O levantamento ouviu 1,2 mil eleitores do estado de São Paulo, por telefone, entre 3 e 8/6.
Na sequência, Ciro Gomes (PDT) tem 6% e Simone Tebet (MDB) aparece com 4%.
André Janones (Avante), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Luiz Felipe d’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Pablo Marçal (Pros) têm, cada um deles, 1% das intenções. José Maria Eymael (DC) aparece com 0,3%.
Nessa seção da pesquisa eleitoral, 8% dos pesquisados disseram que não sabem em que vão votar e 3% responderam que votariam em ninguém, branco ou nulo.
Resposta espontânea
Lula tem 31% das respostas espontâneas sobre intenção de votos no primeiro turno das eleições. Já o presidente Jair Bolsonaro tem 30%.
Ciro Gomes tem 3%. Simone Tebet aparece com 1%, assim como João Doria (PSDB) e Luiz Felipe d’Ávila. Sofia Manzano tem 0,4%, assim como Leonardo Péricles e Luciano Bivar. André Janones tem 0,3%. José Maria Eymael aparece com 0,1% das intenções.
Nessa segmentação da pesquisa, 18% dos eleitores responderam que não sabem em quem vão votar e 14% afirmaram que vão votar em ninguém, branco ou nulo.
Avaliação do governo
A pesquisa também questionou sobre a avaliação do governo de Jair Bolsonaro até o momento. Péssimo foi a resposta dada por 30% das pessoas ouvidas. Em segundo lugar, ficou a opção regular, que foi escolhida por 24% dos participantes.
A avaliação boa teve 18% das respostas; ótimo teve 15%; ruim ficou com 13%; já não sabe teve 1%.
O levantamento Exame/Idea perguntou aos participantes se Jair Bolsonaro merece ser reeleito: 49% responderam não, 43% afirmaram que sim e 8% não sabem.
Dados
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores paulistas entre 3 e 8/6 em todo o estado. O contato foi telefônico. O grau de confiança é de 95%. A margem de erro considerada é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08096/2022.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.