metropoles.com

Exame de DNA prova que bebês de Trindade foram trocados em hospital

Os meninos nasceram em 9 de julho. No mesmo dia, 16 mulheres deram à luz na mesma maternidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Eps. Metrópoles
bebes trocados Hospital de Urgências de Trindade
1 de 1 bebes trocados Hospital de Urgências de Trindade - Foto: Andre Borges/Eps. Metrópoles

Enviado especial a Trindade (GO) – Os exames de DNA confirmaram que Genésio Vieira, 43 anos, Pauliana Maciel, 27 anos, Murilo Lobo, 22, e Aline Alves, 20, tiveram os seus bebês trocados na maternidade do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), município da Região Metropolitana de Goiânia.

Os testes, divulgados nesta quinta-feira (01/08/2019), confirmaram o parentesco entre as crianças e os casais. Com isso, foi descartada a hipótese de a falha envolver outros recém-nascidos.

Andre Borges/Eps. Metrópoles

 

As famílias e os advogados divulgarão oficialmente o resultado na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Trindade. Integrantes do Conselho Tutelar de Goiás acompanharão os casais, que já podem destrocar as crianças. Os meninos nasceram em 9 de julho. No mesmo dia, 16 mulheres deram à luz na mesma maternidade.

André Fernandes, chefe da 16ª Delegacia Regional de Trindade, onde está alocada a DPCA, explicou que, como uma das crianças já havia sido registrada, os pais terão que pedir judicialmente o cancelamento do documento. “A destroca já está autorizada. A convivência entre as famílias vai facilitar e está ajudando muito na resolução do problema”, comemorou.

11 imagens
1 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
2 de 11

3 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
4 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
5 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
6 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
7 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
8 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
9 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
10 de 11

Andre Borges/Eps. Metrópoles
11 de 11

bebes trocados Hospital de Urgências de Trindade

Investigações continuam
As investigações continuam, de acordo com a chefe da DPCA, delegada Renata Vieira, que conduziu a apuração. “As mães serão ouvidas novamente. Não temos dúvidas de que a troca ocorreu no hospital. O que queremos saber é quem a efetuou”, adiantou.

Uma técnica em enfermagem do berçário do Hutrin é investigada como possível responsável pela troca. Ela não teve o nome divulgado. Segundo os investigadores, ela negou qualquer falha no atendimento de Pauliana e Aline.

Para a polícia, os bebês estavam identificados corretamente. “O bebê da Aline estava com a pulseira em nome de Aline, e o de Pauliana estava devidamente identificado com o nome dela. O que houve foi que eles foram entregues para as mães erradas”, explica Renata.

A confusão, de acordo com as investigações, pode ter começado quando Pauliana foi para o centro cirúrgico no lugar de Aline. “A polícia acredita que, como houve a entrada da Pauliana no centro cirúrgico, e posteriormente ela voltou para o quarto, a técnica já estava esperando com a roupa do bebê de Pauliana, que na verdade era a criança de Aline”, detalha.

Sindicância no hospital
Segundo o porta-voz do Hutrin, Hemiltom Prateado, o hospital investigou preliminarmente e fez uma mudança de protocolo. Uma sindicância foi aberta e a apuração está em curso, por isso ainda não é possível detalhar o que ocorreu naquele dia. Contudo, de acordo com Prateado, a unidade de saúde acredita que a troca tenha ocorrido somente entre os dois bebês.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, responsável pelo Hutrin, destacou que cobrará esclarecimentos da organização social que gere o hospital. “O contrato de gestão tem metas de produção e qualidade a serem atendidas. Entendemos que o ocorrido afeta a segurança e a qualidade dos processos assistenciais da unidade”, finaliza o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?