Exame agiliza detecção da Covid em pacientes de Aparecida (GO)
Segundo gestão do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), avaliação consegue detectar infecção por SarsCov2 dentro de apenas 15 minutos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Desde a semana passada, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), na região metropolitana da capital goiana, usa o exame Near Covid para o diagnóstico mais rápido de Covid-19.
Assim como em outros exames, colhe-se secreção da orofaringe com auxílio do swab (cotonete mais comprido). A grande vantagem do Near Covid sobre o exame RT-PCR é a velocidade: o resultado é obtido em 15 minutos.
Segundo o patologista Henrique de Paula, coordenador médico do laboratório do Einstein de Goiânia, há uma pequena diferença na sensibilidade de um e outro exame. A cada 100 pacientes positivos pelo RT-PCR, 87 também serão positivos pelo Near Covid. Ou seja, os dois exames têm acurácia muito próxima. Em caso de resultado negativo, entretanto, se o paciente estiver apresentando sintomas e for dos grupos de maior risco para a Covid-19, a indicação será a de fazer o RT-PCR para sanar qualquer dúvida.
A grande vantagem do Near Covid para o HMAP é agilizar a fila de exames, facilitar a triagem de pacientes e possibilitar a tomada de decisão quanto ao tratamento mais adequado para cada paciente com maior brevidade. Atualmente, há seis pacientes internados com a doença no hospital.
A infectologista Fernanda Torres ressalta que continua sendo de extrema importância a investigação da Covid-19 e nos mantermos alertas para sintomas suspeitos da infecção. Ela destaca a importância da vacinação e de tomar as doses de reforço para evitar complicações e a chamada “Covid longa”, quando os pacientes apresentam sintomas que persistem mais de 4 semanas ou até meses; como problemas de memória, fadiga constante, dores pelo corpo e inclusive depressão.”
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia