metropoles.com

Ex-secretário flagrado em vídeo machista foi condenado no TCE-PE

Tribunal de Contas de Pernambuco julgou as contas de Diego Valença Jatobá irregulares devido a contratos sem licitação em Ipojuca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
2018-06-17
1 de 1 2018-06-17 - Foto: Reprodução

Um dos homens identificados por internautas no polêmico vídeo em que brasileiros assediam uma jovem estrangeira passou por processo público em Pernambuco. O ex-secretário de Turismo do município de Ipojuca (PE) Diego Valença Jatobá teve de responder ao Tribunal de Contas do estado, que o julgou por descumprir a Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/93).

De acordo com publicação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Jatobá cometeu o crime ao descumprir o artigo 89 da mencionada lei: “Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade”. A punição estabelecida no texto legal é de 3 a 5 anos de prisão, além de multa.

Segundo o TCE-PE, Jatobá celebrou 12 contratos, no valor total de R$ 2.212.866, para eventos culturais sem licitação. Em nenhum dos processos constava a inscrição das bandas e dos artistas na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Ademais, os empresários envolvidos não eram responsáveis pelos profissionais, mas foram contratados para eventos em datas específicas. Por fim, o Tribunal apontou que não houve justificativa para os preços praticados.

Diante dos fatos, o TCE-PE considerou que a Lei Orgânica do estado foi infringida, além de ter sido cometido ato de improbidade administrativa elencado no artigo 11 da Lei Federal nº 8.429/92: “Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência”.

Além de Jatobá, o órgão julgou outros culpados, como o prefeito da época, Pedro Serafim de Souza Filho, e alguns secretários adjuntos da pasta.

Jatobá foi procurado pela reportagem, mas até a última atualização desta matéria não havia respondido.

Instagram/Reprodução
Jatobá está na Rússia para acompanhar a Copa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?