metropoles.com

Ex-presidente Lula pede a prisão do juiz Sérgio Moro

O juiz federal é o principal nome da força-tarefa da operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou, nesta sexta-feira (18/11), com um processo pedindo a prisão do juiz federal Sérgio Moro. Os advogados do petista, da mulher dele, Marisa Letícia, e dos filhos, ingressaram no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, com queixa-crime subsidiária contra o agente público federal Sérgio Fernando Moro, em virtude da prática de abuso de autoridade”.

“A petição pede que o agente público Sérgio Fernando Moro seja condenado nas penas previstas no artigo 6.º. da Lei 4.898/65, que pune o abuso de autoridade com detenção de 10 dias a seis meses, além de outras sanções civis e administrativas, inclusive a suspensão do cargo e até mesmo a demissão”, afirmam os advogados de Lula.

Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O juiz Sérgio Moro lidera a Operação Lava Jato

Em 16 de junho, Lula e seus familiares protocolaram na Procuradoria Geral da Republica (PGR) uma representação, de acordo com o artigo 2.º. da Lei 4.898/65, “pedindo providências em relação a fatos penalmente relevantes praticados pelo citado agente público no exercício do cargo de juiz da 13.ª. Vara Federal Criminal de Curitiba.”

A defesa de Lula atribui a Moro fatos que configurariam o abuso, como a condução coercitiva do ex-presidente para prestar depoimento na Polícia Federal, em março; a busca e apreensão de bens e documentos de Lula e de seus familiares nas suas respectivas residências, domicílios e escritórios; e, ainda, a interceptação das comunicações “levadas a efeito através dos terminais telefônicos utilizados pelo ex-presidente, seus familiares, colaboradores e até mesmo de alguns de seus advogados, com posterior e ampla divulgação do conteúdo dos diálogos para a imprensa”.

O juiz Sérgio Moro comanda as investigações da Operação Lava Jato. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi intimado na quinta (17) a comparecer à sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 21, 23 e 25 de novembro.

Intimação
Lula deverá acompanhar as audiências da ação penal em que é réu na Lava Jato. Ele é acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em propinas da empreiteira OAS, por conta da reforma de um apartamento triplex no Guarujá.

A esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, ambos réus da mesma ação penal, também foram intimados pela Justiça Federal a comparecer nas audiências da semana que vem. (Com informações das Agência Brasil e Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?