Ex-presidente do TJGO, Arivaldo Chaves morre vítima da Covid-19
Desembargador aposentado estava com 84 anos; ele se encontrava internado há alguns dias em um hospital do DF e não resistiu às complicações
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) Arivaldo da Silva Chaves, de 84 anos, é mais uma vítima da Covid-19. Ele estava internado há alguns dias e morreu na madrugada deste sábado (20/3) no Hospital Sírio-Libanês do Distrito Federal.
Natural de São Domingos, no nordeste do estado, Arivaldo também foi vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). Ele é irmão do também desembargador e ex-presidente do TJGO, Leobino Valente Chaves, e do bispo emérito de Uruaçu, dom José Silva Chaves.
Irmão de Arivaldo, Leobino também está com a doença e encontra-se internado em um hospital de Goiânia (a família não informou o nome). Arivaldo tinha perdido a esposa, Maria Celestino Chaves, recentemente. Ela tinha um tumor e morreu em 13 de fevereiro passado.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), lamentou a morte do desembargador vitimado pela Covid-19. Por meio de nota, falando por ele e pela primeira-dama Gracinha Caiado, o governador disse que Arivaldo “integra uma família que fez e faz pela paz e justiça social”.
“Manifestamos aqui os nossos sentimentos aos familiares e amigos do desembargador Arivaldo Silva Chaves, bem como inteira solidariedade a todos os que hoje sofrem com perdas irreparáveis de vidas diante do avanço da pandemia em Goiás e no Brasil”.
Atual presidente do TJGO, o desembargador Carlos Alberto França também se disse consternado com a morte do colega e manifestou “profundo pesar”.
O ex-governador do estado, Marconi Perillo (PSDB), foi outro que se disse consternado. Por meio de suas redes sociais, ele citou a trajetória do desembargador. “Homem probo que enalteceu a sociedade goiana através do incansável trabalho no Judiciário”, disse.
Da mesma família que o ex-presidente do TJGO, o secretário de Mobilidade de Goiânia, o ex-deputado federal Pedro Chaves (MDB), disse que lembrará de Arivaldo por sua simpatia e companheirismo. “Todos lembram dele pelo lado profissional, mas do ponto de vista pessoal, era uma pessoa muito prestativa. Goiás perde um bom homem”, disse.
Mais de 10 mil
De acordo com o último boletim atualizado neste sábado (20/3) pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), a Covid-19 já matou 10.312 pessoas no estado. Ao todo, já foram confirmados 451.445 casos da doença. Outros 383.398 ainda são investigados.
Na tarde deste sábado, a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) da rede pública dedicadas a pacientes como Covid-19 é de 98.34%. A taxa nas enfermarias é de 85.33%. A taxa de ocupação total é de 90.96%.
O acompanhamento da ocupação na rede pública é mais seguro de ser feito por conta da atualização mais constante dos dados. Quando são incluídos dados da rede particular, alguns hospitais estão há dias sem enviar a atualização, o que torna a análise de momento bastante indefinida.
A dificuldade na atualização de dados, inclusive, levou o Ministério Público de Goiás (MPGO) a procurar outros setores envolvidos na questão para a divulgação de lista de espera para UTIs de Covid em Goiás.