Ex-presidente da OAB Ernando Uchoa Lima morre aos 89 anos
Nascido em 1932, o advogado foi o único cearense a comandar o Conselho Federal da OAB no triênio 1995-1999
atualizado
Compartilhar notícia
O jurista Ernando Uchoa Lima morreu, na manhã desta segunda-feira (27/12), aos 89 anos. O jurista presidiu o Conselho Federal da OAB no triênio 1995 a 1999.
Em nota de pesar, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lamentou o falecimento do advogado.
“Este grande amigo e irmão destacou-se enquanto homem de conduta pessoal, ética e profissional irretocáveis, com passagens memoráveis pela presidência da OAB/CE e como membro do Conselho da Justiça Federal, representando a classe dos advogados”, disse o presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Humberto Martins.
“De notável conhecimento jurídico e humanístico, Ernando Uchoa Lima representa uma perda irreparável não só para a advocacia, mas também para todo o sistema de Justiça e para a sociedade brasileira. Seu legado de honrosos serviços prestados à cidadania será eterno! Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a família e os amigos neste momento de luto”, finalizou o magistrado.
Nascido em 1932, o advogado foi o único cearense a comandar o Conselho Federal da OAB no triênio 1995 a 1999. Antes disso, exerceu a presidência da OAB Ceará nos triênios 1989/1991 – 1991/1993.
O advogado também era membro da Academia Cearense de Letras e já foi agraciado com as honrarias: medalha Advogado Padrão da OAB-CE, medalha José de Alencar e Troféu Sereia de Ouro.